OS ONZE OLHOS episódio 9: fogo e sangue

OS ONZE OLHOS episódio 9: fogo e sangue
Miguel Carqueija

Num dos mais excitantes episódios de “Onze olhos” a maligna Superbia consegue invadir nossa dimensão e assassinar Saeko, a mulher que acolhera Takahisa tirando-o da rua, quando este era um simples menino. Isso faz o rapaz surtar de forma incontrolável, liberando todo o seu poder incendiário que no passado levara os pais a abandoná-lo. Por outro lado Shiori (que parece mas talvez não seja a irmã supostamente falecida de Kakeru) surge diante dele e faz revelações dizendo pertencer ao “Escritório Sagrado do Índice” que seria a mais importante organização mágica do mundo. Ela repete a frase que Kakeru já havia encontrado num bilhete: “Foi você quem despertou o demônio”. O que pode querer dizer isso e a afirmação de que só ele, Kakeru, poderá derrotar esse demônio?
Sangue, morte, rompimento de laços — até a doce Yuka parece ter-se tornado apática — o grupo dos seis jovens que lutam contra as ameaças da noite vermelha parece agora profundamente abalado.


Resenha do capítulo 9 (Laços partidos) do seriado de animação “Eleven eyes” (onze olhos) – Estúdio Dogakobo, Japão, 2009. Direção: Masami Shimoda. Roteiro: Kenichi Kanemaki. Título original japonês: “Tsumi to batsu to aganai no shôjo” (“Pecado, danação e expiação da garota”). Baseado em jogo eletrônico desenvolvido por Lass em 2008.


Elenco de dublagem:
Kakeru Satsuki...............................Daisuke Ono
Yuka Minase..................................Mai Goto
Kaori Natsuki.................................Kaori Mizuhashi
Tadashi Teruya..............................Kouta Nemoto
Shiori Momono..............................Emiko Hagiwara
Kukuri Tachibana...........................Noriko Tachibana
Kusakabe Misuzu...........................Yuu Asakawa
Yukiko Hirohara..............................Oma Ichimura
Takahisa Tajima..............................Showtaro Morikubo


“Vamos abraçar a esperança deste mundo.”
(do tema musical da abertura)

“O inimigo está nos atacando com uma fúria incansável. Agora os laços entre nós serão testados. Se não trabalharmos juntos, morreremos.”
(Kusakabe Misuzu)

“Foi você quem despertou o demônio e você é o único que pode derrotá-lo.”
(Shiori Momori)


Esta mini-série é efetivamente trágica e dramática, com os protagonistas muitas vezes no limite de suas forças e como é até praxe em histórias desse tipo, não se espera nada das autoridades constituídas (inclusive a polícia). A situação piora horrivelmente quando a poderosa maga taoista Misuzu, principal incentivadora e estrategista do grupo, não consegue enfrentar Superbia que, sendo originalmente uma poderosa maga da mesma família de Misuzu, parece carregar um nível superior de poder e só a interferência de Kakeru impediu o pior. Mas algo terrível parece de fato ter acontecido, quando Yukiko, ensanguentada e chorosa, revela ter morto Takahisa para poder contê-lo pois ele estava incendiando tudo. Takahisa era um elemento estranho ao grupo, não gostava de lutar junto com os outros, e fantasias desse tipo (como ocorre por exemplo em Harry Potter) admitem a morte de alguns dos personagens bons ou do grupo dos heróis, mesmo que os expectadores ou leitores não gostem quando isso acontece. Mas, nota-se aqui a idiossincrasia da ausência dos poderes constituídos (a começar pela polícia), detalhe também muito comum e que torna a trama inverossímil ainda que assistível (são detalhes que passam batidos, mas que eu reparo).
Estamos chegando perto do clímax da série.

Rio de Janeiro, 10 de maio de 2019.

(na imagem aparecem Takahisa, Kukuri, Kakeru, Misuzu, Yukiko, Shiori e Yuka)