A maldição dos Skywalker - Transmissão psiquica?

Dentro da história do cinema e da cultura pop, sem dúvida nenhuma, a saga de Star Wars é uma das que mais se destacam. A jornada do herói junto a grandes efeitos especiais conquistou fãs e arrebatou corações no mundo todo, e é sobre a família que protagoniza essa saga, os Skywalker, que irei falar nesse artigo.

Ao longo da trama, vemos o conflito entre o lado da Luz, os Jedi, e o lado sombrio da força, os Sith. Nos 3 primeiros capítulos vemos ascensão do jovem Anakin Skywalker que, segundo uma profecia, traria equilíbrio entre Luz e sombra, acabando para sempre com esse conflito.

Porém, ao longo dos filmes, Anakin perde sua mãe, e começa a ter sonhos com a morte de sua esposa Padmé. Desesperado pra salvá-la, o jovem se rende ao lado sombrio, se transformando no lord Sith, Darth Vader, fiel servo do imperador Palpatine. Ao final, Vader é derrotado por seu Mestre, mas sobrevive com uma armadura, enquanto sua esposa morre ao dar luz a gêmeos, sendo essa origem da família Skywalker e de sua maldição.

Dentro da Psicanalise, um autor Francês chamado Kaes, ajudou a desenvolver a ideia de transmissão psíquica. Segundo esse autor, através de histórias contadas, mitos familiares, conteúdos, ideias seriam passadas de geração em geração dentro das famílias, sendo as vezes de forma consciente (com possibilidade de mudanças) ou inconsciente (destinadas a repetição). Essa transmissão psíquica é vista em Star Wars nos capítulos 4,5 e 6, e se relaciona claramente com a história de Luke Skywalker, filho de Anakin, ou melhor, Lord Vader!.

No capitulo V, Luke enfrenta Vader e este revela que é seu pai e o chama para governar o universo junto a si, algo que o jovem recusa. No sexto capitulo, Luke novamente enfrenta Vader, e no meio do combate, o Sith descobre que Leia é irmã de Luke e diz que vai levá-la ao lado sombrio. Nesse momento Luke o ataca ferozmente, fazendo vir a tona a maldição dos Skywalker, maldição que nasceu com Vader e atravessou Luke:

"A tendencia a aceitar o lado sombrio para defender aqueles que ama"

Pode-se dizer que essa tendencia foi passada de forma inconsciente, não foi algo ensinado ou dito, mas que atravessou as gerações, sendo isso chamado de transmissão transgeracional. Quantas vezes não repetimos comportamentos ou agimos como nossos pais ou parentes e nem nos damos conta do porquê disso, como se fosse um ciclo que não pudesse ser quebrado? Luke passou pelo mesmo problema que muitos de nós passamos, porém, ele teve um desfecho feliz.

Ao atacar Vader, Luke corta seu braço e descobre que seu pai tinha uma mão mecânica assim como ele e logo percebe, quase que de forma espontânea, que estava repetindo o mesmo destino de seu pai! Ao perceber isso, Luke, passa a ter a oportunidade de escolha: "Repetir os erros de seu pai, ou criar seu prórprio caminho?". Luke então larga seu sabre (espada) e se aceita como Jedi, fazendo o oposto do que fez Vader.

Assim como Luke, todos nós podemos ser reféns dos problemas de nossas famílias ou de nossos parentes que foram passados e reproduzidos de geração a geração de forma inconsciente (sem saber o porquê) e que não foram elaborados, seja no casamento, nos relacionamento com os filhos, etc. Porém, através da terapia, podemos perceber aquilo que "nos controla", que se repete em nossas famílias e, assim como Luke, se libertar e escolher um caminho diferente em relação àqueles que vieram antes de nós.

Ao final, Vader, derrota o imperador sacrificando sua vida, voltando, assim, a ser Anakin Skywalker. Enquanto Luke, continuou sua vida, seguindo seu próprio caminho, livre das amarras do passado, algo que através da terapia também podemos conseguir.

Psicólogo Renan Souza de Oliveira

CRP 06/151946

insta - @psirenansouza

30/04/2019

Referências

dos Santos, V. O., & Ghazzi, M. S. A. (2012). A transmissão psíquica geracional. Psicologia: ciência e profissão, 32(3), 632-647.

Do meu blog - Resenhapsique@blogspot.com