A DEUSA NEGRA episódio 5: a garota albina

A DEUSA NEGRA episódio 5: a garota albina
Miguel Carqueija

O combate entre Kuro e Steiner, em plena via pública (como se não circulassem pessoas na via pública, mesmo tarde da noite; é uma idiossincrasia comum em desenhos japoneses e também norte-americanos), iniciada no capítulo 4, tem um longo desenrolar neste capítulo 5; infelizmente para Kuro os poderes de Steiner revelam-se muito grandes, a ponto dele se multiplicar em clones fantasmagóricos, tornando inviável a vitória da garota. Só a intervenção de Excel, a garota de cabelos brancos que acompanha Steiner, põe fim às hostilidades e finalmente se explica que a dupla não é de inimigos, eles estão investigando fenômenos anômalos que vêm ocorrendo no Japão. Steiner e Excel vieram da Inglaterra.
O jovem Keita, que agora tem o poder de sincronizar com Kuro e assim participar das lutas, já não parece inclinado em dirigir recriminações à jovem de origem desconhecida e perseguida por forças estranhas. Ele parece mais conformado em ajudar Kuro e desvendar a verdade existente por trás de tudo.


Resenha do capítulo 5 do seriado japonês de animação "Kurokami" (A deusa negra), "Exceed". Estúdio Sunrise, Japão, 2009. Direção: Tsuneo Kabayashi. Roteiro: Reiko Yoshida. Música: Tomohisa Ishikawa. Com base no mangá sul-coreano de Lim Dall Young (história) e Park Sung Alô (arte). Editora Square Enix, revista Young Gangan, em 19 volumes.

Elenco de dublagem:
Kuro...,,.......................................Noriko Shitaya
Keita Ibuki..................................Daisuke Namikawa
Akane Sano................................Sayaka Ohara
Punipuni.....................................Yumi Touma
Excel....,.....................................Yukari Tamura
Steiner.......................................Joji Nakata
Yakumo......................................Hirofumi Nojima
Makana......................................Eri Sendai
Nam.........,.................................Yukana
Reishin......................................Katsuyuki Konishi
Daishi Kuraki.............................Satoshi Hino
Yuki Kaionji...............................Satsuki Yukino
Raiga.........................................Eiji Miyashita
Hiyo............................................Kenji Hamada
Shinobu Nanase.........................Yumi Touma
Mikami Hojo.............................,.Yuko Kaida


“Ao te salvar, causei muitos problemas.”
(Kuro para Keita Ibuki)

“Se o tão falado destino existe realmente, então podemos estar sendo manipulados por uma força desconhecida.”
(Keita Ibuki)


A fotografia com a mãe de Keita aparentemente em Okinawa leva o rapaz a tomar a decisão de seguir para lá juntamente com Kuro, para preservar a amiga Akane de coisas perigosas e investigar o mistério. A mãe de Keita morrera há seis meses; o retrato tinha sete meses. Poderia ser não dela, mas de uma “doppelganger” ou dupla, o grande pesadelo da série. Pois como comentado desde o início, avistar um duplo pode ser aviso de morte.
Kuro sabe que seu misterioso irmão é seu grande inimigo; todavia a circunstância ainda não está explicada. Nos episódios seguintes, revelações importantes deverão ser feitas.
Keita é um tipo comum em certos animês: o adolescente puro, porém ingênuo e indeciso, que se vê envolvido em situações complicadas e perigosas, que não compreende, e é apreciado pelas moças.
Kuro, por sua vez, é uma heroína cômica, com infantilidades jocosas e ao mesmo tempo a consciência de seu poder e das graves ameaças que pesam em sua existência. É muito humana, íntegra e simpática, difícil não torcer por ela.

Rio de Janeiro, 22 de outubro de 2020.