ULISSES

Ulisses (Que também era chamado de Odisseu) sabia antes de ir a Tróia, que decorreriam vinte anos para o seu retorno à sua ilha rochosa de Ítaca, onde estavam seu filho Telêmaco e sua esposa Penélope. Ulisses Permaneceu em Tróia por dez anos e por outros dez navegou os mares e naufragou, acabando por ficar desprovido de todos os seus companheiros, freqüentemente com a vida por um fio, até que no vigésimo ano chegou mais uma vez às praias de sua ilha natal.

Kirk Douglas em sua magistral interpretação consegue passar os conflitos pessoais e psicológicos para o herói. A história é contada em flashback, quando Ulisses, sem desmemóriado , chega a outro País. Silvana Mangano, na época mulher de Dino De Laurentis, faz papel duplo: a feiticeira Circe e a fiel esposa Penélope. Fez muito sucesso na época, foi precursor de muitas outras aventuras mitológicas.

Adaptação para o cinema do poema clássico "A Odisséia de Homero", que nos conta a história dos esforços de Ulisses para regressar a casa e sua fiel Penélope depois dos 10 anos da Guerra de Tróia, enfrentando diversos perigos como o ciclope Polifemo, a feiticeira Circe, e amarrado num mastro, resiste ao canto das sereias, e é perseguido por Netuno pai de Polifemo a quem cegou.

Uma reconstituição do mundo antigo numa narrativa épica que nos apresenta alguns dos deuses e heróis da mitologia grega. Produção esmerada de Carlo Ponti e Dino de Laurentis, com roteiro do cineasta Franco Brusati e dos escritores Irwin Shaw e Ben Hetch. Foi dirigido por Mario Camerini e Mario Bava. Trabalho competente que não dispensa o estilo espetacular do gênero.

© Geraldo de Azevedo