Os 101 dálmatas de Walt Disney

OS 101 DÁLMATAS DE WALT DISNEY
Miguel Carqueija

Resenha do desenho animado de longa-metragem (80 minutos) “One undred and one dalmatians” (Os 101 dálmatas). Walt Disney Productions, EUA, 1960. Distribuição: Buena Vista. Produção: Walt Disney. Direção: Wolfgang Reitherman, Hamilton S. Luske e Clyde Geronimi. Direção de arte e desenhista de produção: Ken Anderson. Supervisão de produção: Ken Peterson. Edição musical: Evelyn Kennedy. Efeitos especiais: Ub Iwerks e Eustace Lycett. Música: George Bruns. Orquestração: Franklyn Marks. Argumento de Bil Peet com base no livro homônimo de Dodie Smith. Direção de animação: Milt Kahl, Marc Davis, Ollie Johnston, Frank Thomas, John Lousbery e Eric Larson.
Elenco de dublagem:
Pongo....................................Rod Taylor
Perdita...................................Cate Bauer
Roger Radcliffe......................Ben Wright
Anita Radcliffe.......................Lisa Davis
Cruela De Vil..........................Betty Lou Gerson
Nanny....................................Martha Wentworth
Coronel..................................Pat O’ Malley
Sargento Tibbs.......................Dave Frankham
Towser...................................Tudor Owen
Collie......................................Tom Conway
Capitão...................................Turl Ravenscroft
Gaspar....................................Pat O’ Malley
Horácio...................................Fred Worlock
Danny......................................George Pelling
Scottie.....................................Junius Matthews



Esta animação é uma das várias que Walt Disney, e posteriormente seus sucessores, produziram com animais falantes, porém não humanizados, que “falam” entre si, as diversas raças, num idioma que só eles ouvem e entendem, sem embargo de produzirem também seus sons próprios, como os latidos de cachorros ou os miados de gatos. Obras dessa espécie são “Dumbo”, de 1941, “Bambi”, de 1942, “A dama e o vagabundo” de 1955, e “Aristogatas” de 1970, esta última uma produção de Walt Disney finalizada postumamente.
É um trabalho muito divertido, repleto de “gags’ inteligentes, e que se baseia num argumento simples, de um livro infantil originalmente editado em 1956, de Dodie Smith. Pongo, que supostamente “narra” o início da história, é um alegre cachorro dálmata que vive em Regent’s Park, Londres, com seu dono, o compositor Roger Radcliffe, solteirão desorganizado, fumante inveterado de cachimbo e de vida social nula. Pongo consegue promover seu encontro no parque com Anita, a jovem e bela dona da fêmea dálmata Perdita (ou Prenda em outra versão em português). Os dois casais (humanos e cachorros) se casam e logo Perdita engravida. Aí começam os problemas com o aparecimento da exagerada vilã da trama, Cruela, mulher com aspecto de caveira, feia e espalhafatosa, aparentemente rica, vestida de forma ostensivamente "chic", e que deseja comprar os filhotes de Perdita. A maneira intempestiva como ela entra na casa do casal é explicada por se tratar de amiga de infância e escola de Anita. Mas Roger e Anita não pretendem vender os filhotes, apesar de serem quinze. Ora bem: tudo o que Cruela quer dos filhotes é transformá-los em casaco de peles, e para tanto não hesitará em mandar roubá-los, reunindo-os aos 84 filhotes dálmatas que ela comprou.
Assim está armada a trama que levará a uma dramática e trabalhosa operação de resgate, aliás quando de seu lançamento no Brasil este filme foi aqui intitulado “A guerra dos dálmatas”.
Há muita coisa curiosa no enredo, como por exemplo podermos reconhecer personagens de “A dama e o vagabundo”, iguaizinhos. Joca, o cão escocês, pode ser reconhecido no Scottie. Uma cena rápida mostra uma cadela de luxo igual à Marlene, a cadelinha cantora da película anterior. O buldogue também parece o mesmo.
A governanta Nanny, sozinha com os filhotes enquanto Roger e Anita passeiam com os cães adultos, é facilmente neutralizada quando os bandidos meio bocós contratados por Cruela invadem a casa e sequestram a ninhada. E embora Roger suspeite de Cruela e a polícia investigue, Pongo e Perdita resolvem que caberá a eles resolver o caso, e recorrem ao “latido ao luar”, uma espécie de comunicação a distância entre os cães. Com esse recurso acabam mobilizando, ao que parece, toda a população canina de Londres, e afinal, de latido em latido, a mensagem acaba chegando na zona rural e logo o paradeiro dos cachorrinhos é localizado, só que há mais oitenta e quatro com eles.
Nesse ponto, se quisermos raciocinar como adultos, acharemos pontos fracos, mas que o caráter infantil da produção aconselha relevar. Por exemplo, como é que um casal pobre (para não dizer sem eira nem beira) pode encarar com tanta naturalidade criar 15 filhotes além dos dois adultos? Também é difícil acreditar que uma cadela dálmata gere de uma vez 15 crias. A motivação de Cruela, pela qual ela se empenha tanto a ponto de arriscar ser presa (o que afinal acontece na refilmagem de 1996 em imagem real) é muito mesquinha: fazer um casaco com pele de cachorro. E se mantivesse as pintas dos dálmatas valeria como uma confissão de culpa.
Mas nada disso é importante num desenho infantil mas de enredo envolvente também para os adultos. O suspense de uma operação de resgate onde é preciso salvar cada um dos filhotes é assaz original. O gato Tibbs (que ostenta o título de sargento e faz continência ao cão pastor “Coronel”), faz um excelente trabalho de despistamento e fuga.
Mas a perseguição de Cruela ao grupo é tenaz e impiedosa, gerando cenas de tensão e também de humor.
Este é, sem dúvida, um dos filmes mais simpáticos da história do cinema de animação.

Rio de Janeiro, 27 de novembro de 2020.