A DEUSA NEGRA episódio 13: seis meses depois

A DEUSA NEGRA episódio 13: seis meses depois
Miguel Carqueija

Neste episódio, que abre a segunda temporada de “Kurokami” (Deusa negra), ocorreu uma descontinuidade no enredo. Passaram-se seis meses desde os dramáticos e trágicos acontecimentos do capítulo anterior. Kuro, tendo salvo a vida de Keita, que tombara inconsciente no conflito com Reishin, acabou ficando num reduto com aliados de Steiner — este, do grupo alemão de manipuladores da energia “tera”, apesar de seus grandes poderes acabara sendo morto por Reishin.
O desaparecimento de Reishin e o estado de coma de Keita levaram Kuro a um sombrio estado de espírito. Sem localizar o irmão ela não pode esclarecer o assassinato da mãe e agora ela vive no mundo dos humanos, fora da Terra Sagrada, o mundo fechado de onde é originária. E o mundo aberto, Kuraki parece estar rapidamente dominando a partir do Japão. É uma recorrência da fantasia a situação em que o mundo é misteriosamente controlado por um grupo que detém poderes e/ou conhecimentos secretos.
E está havendo uma caça a “mototsumitamas”, a raça secreta da Princesa Kuro. Ela mesma é cercada na ponte por um grupo de seis homens de terno que pretendem matá-la após retirar sua energia, mas a garota facilmente põe a todos fora de combate — afinal, ela tem força sobre-humana — e prossegue em seus caminho.


Resenha do capítulo 13 do seriado japonês de animação "Kurokami" (A deusa negra), "Intermissão". Estúdio Sunrise, Japão, 2009. Direção: Tsuneo Kabayashi. Roteiro: Reiko Yoshida. Música: Tomohisa Ishikawa. Com base no mangá sul-coreano de Lim Dall Young (história) e Park Sung Alô (arte). Editora Square Enix, revista Young Gangan, em 19 volumes.

Elenco de dublagem:
Kuro...,,.......................................Noriko Shitaya
Keita Ibuki..................................Daisuke Namikawa
Akane Sano................................Sayaka Ohara
Punipuni.....................................Yumi Touma
Yakumo......................................Hirofumi Nojima
Daisi Kuraki (Sawamura) .....Satochi Hino



“O mundo dos humanos está pior a cada dia que passa.”
(Kuro)

“O destino roubou o meu objetivo e agora vivo sem nenhum objetivo.”
(Kuro)

“Se o nosso encontro e a nossa parceria foram causados pelo destino podemos superar tudo com o laço que nos une.”
(Kuro)


Akane vive seu próprio drama, virtualmente prisioneira de Kuraki, embora tratada com privilégios. Com ela ficou Punipuni, o cachorrinho de Kuro. Akane não sabe se Kuro e Keita estão vivos. O plano de Kuraki é o controle do Japão pelo sistema “doppelganger”, em que de três sósias um sobrevive e adquire poderes e vai se formando assim uma sociedade secreta e manipuladora dos negócios do mundo. Nada, por sinal, muito convincente, mas é o argumento da saga.
O mais interessante é o que acontece a partir da invasão do reduto de Yakumo e demais aliados, onde Keita permanece em coma. O grupo de Yakumo resiste mas vai sendo levado de vencida, pois os atacantes desenvolveram técnica mais avançada. Essas lutas de “Kurokami”, apesar de se basearem em poderes paranormais onde surgem sinais luminosos nas mãos, apesar de tudo são pugilatos. E quando um sujeito enorme confronta Kuro, esta não consegue enfrentá-lo e apanha feio. Mas quando vê que Keita está em perigo ela consegue despertá-lo e produzir a sincronização de poder com o rapaz. E desta vez Kuro luta como nunca se viu antes, e de forma arrasadora. O contra-ataque irresistível de Kuro anima o resto do pessoal. A cena é muito violenta mas sem requintes gráficos e seguida por uma cena singela, quando, derrotados os inimigos (ao que parece, eliminados), Kuro confraterniza com Keita despertado, e ela está nas nuvens de alegria pela recuperação do seu amigo — um laço que parece já evoluir da amizade para o amor.
Kuro, afinal, é uma personagem dotada de grande pureza e integridade, assim como Keita. E é evidente que só lutam porque são obrigados a isso pelas circunstâncias.

Rio de Janeiro, 26 de abril de 2021.