Os filmes mais estranhos que eu já vi

1- Império dos sonhos (2006): Nada mais óbvio do que falar de David Lynch nessa lista. O maior representante do surrealismo do cinema contemporâneo tem uma filmografia com obras bem originais e peculiares. O seu último longa metragem é o mais maluco de todos. 180 minutos de uma história que só vai ficando cada vez mais sem sentido, além de uma filmagem bem desconfortável e linhas narrativas confusas. Momento mais estranho: Quando a protagonista se encontra com o fantasma. Jump scare mais assustador que eu já vi. Disponível no Belas Artes à la carte.

2- A concha e o clérigo (1928): Com 40 minutos, essa obra dirigida por Germaine Dulac foi o primeiro filme surrealista do cinema, então não espere um enredo comum e uma história bem delimitada. As cenas são cheias de simbolismos visuais e metáforas que refletem os sentimentos e conflitos do protagonista, o clérigo do título, em relação aos seus desejos sexuais. Momento mais estranho: O filme todo. Disponível no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=4SIlMhnk6Uc)

3- Mistérios e paixões (1991): Que história foi essa ? David Cronenberg levou para as telas o enredo de um livro tão incomum quanto a sua adaptação. Alucinações com insetos, busca por inspiração, conspiração internacional, escritores com máquinas de escrever surreais... A única forma de apreciar o filme é se juntar nessa viagem junto com o protagonista. A maquiagem e os efeitos especiais são impressionantes. Momento mais estranho: A máquina de escrever árabe. Disponível no Belas Artes à la carte.

4- Border (2018): Talvez esse seja o menos estranho dessa lista. O que me fez assistir à esse filme sueco foi a sinopse que é bem instigante, mas à medida que a narrativa foi se desenrolando o filme passa a se tornar uma fábula fantástica com cenas bem bizarras, além de uma trama de uma investigação policial. Momento mais estranho: A cena de sexo. O que foi aquilo ?

5- Sob a pele (2014): Scarlett Johansson em uma de suas melhores interpretações. A sua personagem, que não é nomeada, é uma alienígena que passa os dias seduzindo homens como suas presas. O filme é bem repetitivo nas suas cenas, mas tem um ótimo final, e a mensagem que o filme quer passar acrescenta em muito a experiência que você vai ter. Momento mais estranho: Quando o título é explicado.

6- The image book (2018): Jean-Luc Godard está sempre buscando inovar a linguagem cinematográfica e nesse filme-ensaio não seria diferente. História ? Não tem. Você vai passar uma hora e vinte minutos vendo imagens aparentemente desconexas com uma narração do próprio diretor. Apenas veja se você gosta de uma cinema mais experimental. Momento mais estranho: Cada segundo desse filme. Disponível na Netflix.

7- Vocês, os vivos (2007): Esse filme sueco é o segundo de uma trilogia dirigida por Roy Andersson, e também não apresenta um plot bem definido. O filme é composto por cenas em que pessoas sem nome falam sobre os seus medos e angústias da vida. As atuações são deprimentes, assim como a fotografia, e robóticas. Momento mais estranho: Todas as cenas.

8- A idade do ouro (1930): Esse é o filme mais maluco do maior diretor do surrealismo no cinema, Luis Buñuel. O filme começa como um documentário sobre escorpiões, depois passa a mostrar as desventuras de um casal em meio à uma festa e no final tem um segmento que é uma adaptação de uma história de Marquês de Sade. Momento mais estranho: As cenas com a estátua. Disponível no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=f_IADJvqIgI)

9- Satyricon (1969): Meu primeiro contato com o diretor italiano Federico Fellini não foi um dos melhores. Eu simplesmente não consigo pensar em uma sinopse ou pelo menos tentar entender o enredo principal, que se passa durante a Roma Antiga. Só consigo lembrar de pequenos fragmentos que envolvem um terremoto, uma peça de teatro e um oráculo albino. Momento mais estranho: Uma festa que acontece no final. Disponível no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=kkaKV7v2oEU)

10- Assassinos por natureza (1994): Algumas pessoas podem não achar esse filme tão estranho, mas na minha concepção, eu não consigo encontrar outro adjetivo para definir esse filme. A edição, a fotografia, a forma como os personagens são caracterizados... Muitos consideram uma obra prima. Momento mais estranho: As cenas na prisão. Disponível na Amazon Prime e no Telecine play.

Clarice Gaarder
Enviado por Clarice Gaarder em 08/06/2021
Reeditado em 03/09/2021
Código do texto: T7273989
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.