Bacurau: uma considerável perda de tempo

Referência Bibliográfica

MULLER, Marcelo. Bacurau Resenha Crítica. Disponível em:<https://www.papodecinema.com.br/filmes/bacurau/> Acesso em: 10 de Julho de 2021.

Exibido no dia 18 de Junho de 2020, quinta-feira, pelo canal Telecine no Youtube, Bacurau, o tão esperado e aguardado filme, que tanto me falaram.

Finalmente, teria a oportunidade de assistir o filme e programei-me para tal evento na mais alta expectativa, porém, com o passar do tempo, a expectativa foi transformando-se em decepção.

Dos diretores Kleber Mendonça Filho e Júlio Dornelles, com duração de 131 minutos, produzido em 2019 no Brasil e na França, recomendado para maiores de 16 anos, conta a história de Bacurau, pequeno povoado do sertão nordestino, que após a morte de Dona Carmelita, descobrem que sua comunidade está fora de qualquer mapa.

A partir daí, toda sorte de acontecimentos estranhos passam ocorrem com seus habitantes locais.

Pior do que um filme panfletário ao melhor estilo Democracia em Vertigem, o longa-metragem é recheado de enigmas, simbolismos e todo tipo de mistérios sem pé e nem cabeça, dificultando e muito o entendimento de pessoas leigas em cinema, fazendo-as se perderem na narrativa facilmente. Além disso, a presença maciça de elementos regionais comuns para pessoas do Nordeste já familiarizados com os termos e a cultura local, mas para um não morador desta região, como este que vos escreve, o entendimento do filme torna-se difícil.

Tudo isso já seria o suficiente para causar tédio e desistir de assistir, mas, como gosto de sofrer, resolvi ir até o fim, como se o filme não fosse longo por sinal.

Desprovido de narrativa linear, o filme é uma mistura de faroeste brasileiro com terror, comédia e mistério, tipo Lost com Leftovers. Diante disso, confesso que precisei parar o filme e pesquisar para ver se entendia algo, pois estava a ponto de desistir.

Está certo que o cineasta não pode entregar nada de mão beijada para seus expectadores, mas daí, querer complicar tanto,tanto, a ponto de não se entender nada, é um grande estímulo para que o expectador nunca mais deseje assistir seus filmes.

Faltaria tempo para escrever mais a fundo sobre os palavrões mencionados, cenas de violência, sexo e nudez, alusões as pautas identitárias, fatos estes, que somente ajudam a reforçar os esteriótipos sobre o cinema brasileiro tidos pela maior parte da população brasileira.

Pelo visto, os diretores e produtores do filme não demonstraram muita preocupação com tais questões, assim como se os demais expectadores compreenderiam ou não suas ideias, porém, fica claro que no decorrer no filme, que seus criadores tinham em mente o público progressista como alvo de sua mensagem, refletindo muito bem, a decadência dessa intelectualidade e sua alienação dos principais temas necessários ao debate público atual. Não bastasse o final tosco.

Como esse filme conseguiu ser indicado ao Cannes e receber diversas premiações?

Bem, isso eu não saberei ter responder, mas, posso te afirmar que melhor aproveitaria meu tempo, fazendo outras coisas, inclusive assistindo outros filmes do que Bacurau.

Tempo precioso consideravelmente perdido, que não irei mais recuperar.