As cartas vivas de Méliès

AS CARTAS VIVAS DE MÉLIÈS
Miguel Carqueija

Um dos nomes mais respeitados do início do cinema, Georges Méliès (1861-1938) é considerado o primeiro cineasta a realizar filmes de enredo, pois outros se limitaram a captar imagens reais que pudessem filmar, como os Irmãos Lumière. Como se sabe, a primeira seção de cinema, em 1895, apresentada pelos Lumière, mostrava apenas, numa sequência rápida, o que o título dizia: “A chegada do trem à estação”. E quando o trem alcançava o primeiro plano as pessoas da platéia até se levantavam assustadas, tão invulgar na época era essa visão.
“As cartas vivas”, de 1905 (“Les cartes vivantes” no original francês) não conta uma história. Com duração de 2 minutos e 54 segundos, mostra Méliès, que era ilusionista, apresentando um rápido “show” de mágica com uma carta gigante que primeiro aparece em branco, depois com os ícones, aparece a Rainha, ela sai da carta como uma mulher viva, é muito interessante; o filmete pode ser visto no youtube.


https://www.youtube.com/watch?v=rfKD68Q5_l0


Méliès é produtor, diretor, editor e apresentador. A companhia produtora, de sua propriedade, é a Star Film Company.
Consta que ele produziu mais de 500 filmes curtos (quase não havia longas nos primeiros tempos) mas a maior parte se perdeu.

Rio de Janeiro, 16 de agosto de 2021.