Easy Virtue (2008)

Remake bem humorado da peça "Easy Virtue" de Noel Coward. Com a direção de Stephen Elliot (Priscila a Rainha do deserto - 1994)


Roteiro Vanguardista

Noel Coward foi um grande ator e dramaturgo britânico. Estreou sua primeira peça em 1920, no New Theatre em West End, Londres. Hoje Noel Coward dá nome ao suntuoso teatro localizado na West End, anteriormente conhecido como Albery Theatre.


Mulheres Machistas

A chegada de uma belíssima americana piloto e mecânica automobilística causa alvoroço em uma pequena cidade britânica. Ainda mais se a americana esportiva é casada com o filho único de uma família tradicional. A piloto é a sexy Larita (Jessica Biel) que com muita insistência de seu marido o jovem e inconsequente John Whittaker (Ben Barnes) resolve ir para a casa de sua mãe a conservadora Sra. Verônica Whittaker (Kristin Scott Thomas). Na mansão dos Whittaker, Larita é recebida com muito descontentamento e com muitas armadilhas, tramóias da própria Sra. Whittaker e as desesperadas pretendentes de John. Verônica desaprova o casamento do filho único com uma mulher mais velha e fora dos padrões aristotélicos da família. 




O subtítulo menciona machismo sim, e ele parte das mulheres, Larita não é a típica jovem inglesa, não possui traços finos de uma boneca de porcelana, ela é uma mulher esportiva e determinada, o que causa tamanhos desconfortos para as jovens da região que ao invés de admirá-la, as mulheres desaprovam e se afastam de Larita. Tudo o que é novo, diferente assusta, causa espanto, mas quem o mantém por essa atitude é incapaz de transformar o pensamento e agir fora do costume, taí a ironia do título do filme.



A relação de Larita e John começa a desequilibrar a partir do momento em que Veronica vasculha o passado de Larita e descobre o possível, eu disse, possível envolvimento dela no assassinato do ex-marido. Larita jura inocência, mas é perseguida por todos menos o Sr. Whittaker (Colin Firth), que discretamente passa a admirar a postura e determinação de Larita. Até o próprio John passa a desconfiar dela e a ignorá-la, para a felicidade da Sra. Whittaker, é claro. Porém com a rejeição de John, Larita apesar de sofrer com isso, conclui que seu relacionamento não durará diante a postura imatura de John em não querer entender o que houve no passado. 

O grande desfecho e a decisão final de Larita acontece em um suntuoso baile na mansão dos Whittaker, a cena é linda demais, todos a rigor de uma festa nobre, um tango de Carlos Gardel, e Larita que antes de a festa começar, havia decidido não participar da festa e permanece trancada em seu quarto. Mas após alguns momentos de introspecção Larita surge deslumbrante com um vestido branco marcando suas belas curvas, para o espanto de todos, até o de John que rejeita publicamente o pedido da esposa para dançar, deixando-a sozinha no meio do salão. 

O filme termina, mas a lição fica. Não tome nenhuma decisão no "calor da emoção", meça sempre com sensatez as consequências de suas atitudes e além disso, tudo que é verdadeiro resiste, não desfaz nem com o tempo.
Claíse Albuquerque
Enviado por Claíse Albuquerque em 17/08/2021
Código do texto: T7322623
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.