RETORNO DE SAILOR MOON episódio 38: o fim de Esmeralda

RETORNO DE SAILOR MOON episódio 38: o fim de Esmeralda
Miguel Carqueija

O desenrolar da trama neste episódio é evidente, com as verdadeiras intenções de Wiseman — pérfido até com seus aliados — são reveladas, bem como a participação involuntária de Chibiusa no desaparecimento do cristal de prata daquele futuro. Além disso, explorando a paixão neurótica de Esmeralda (ou Emeraud) por Diamante, e seu ciúme por Sailor Moon (ainda que Sailor Moon nada queira com o Príncipe Diamante), Wiseman consegue enganar Esmeralda prometendo-lhe o poder do cristal negro que, afinal, a transforma num dragão.
Se Wiseman esperava que Esmeralda nessa forma destruiria a turma da Lua Branca, enganou-se: apesar dos poderes do monstro, Sailor Moon consegue eliminá-lo. Ao morrer o dragão volta momentaneamente à forma de Esmeralda e em seguida desaparece por efeito da energia do cetro lunar.
Quem acompanha esta série certamente não sentirá falta de Esmeralda e sua gargalhada ridícula.




Resenha do episódio 84 (O segredo da Pequena Dama”) – (episódio 38 da segunda temporada, “Retorno de Sailor Moon”) – do seriado de tv “Bishoujo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1993. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção: Horoki Shibata. Roteiro: Katsuyuki Sumisawa. Direção: Kunihiko. Caracteres: Kazuko Tadano. Supervisão de Naoko Takeushi. Tema de abertura: Moonlight densetsu. Tema de encerramento: Otome no policy.


Elenco de dublagem original japonesa:
Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kae Araki
Tuxedo Kamen ou Tuxedo Mask (Darien, Mamoru Chiba, Endymion)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Makoto Kino (Sailor Júpiter)...................................Emi Shinohara
Artêmis..........................................Yasuhiro Takato
Shingo Tsukino...............................Chyoko Kawashima
Haruna Sakurada............................Chiyoko Kawashima
Gurio Umino.....................................Keiichi Nanba
Naru Osaka......................................Shino Kanikuma
Hino Rei (Sailor Marte)......................................Michie Tomizawa
Minako Aino (Sailor Vênus)......Rika Fukami
Chibiusa.....................................Kae Araki
Rubeus.......................................Witaw Tukagi
Esmeraude..................................Mami Koyama
Príncipe Diamant................Kaneto Shiozawa
Príncipe Saphir...................Tsutomu Kashiwakura



“Você tem que ser forte, a luta mal começou!”
(Sailor Marte para Sailor Moon)

“Eu quero ser como a minha mãe”
(Chibiusa)




Chibiusa, a Pequena Dama, carrega, coitada, o peso do fatídico dia em que a Tóquio de Cristal foi atacada pela frota extraterrestre e a Rainha Serenity, quando precisava do cristal de prata, já não o encontrou. Chibiusa penetrara no aposento onde ficava guardado o artefato mas ao procurar pegá-lo, visando obter um pouco do poder de sua mãe, o objeto resplandeceu e desapareceu no ar. A menina, corroída de culpa, ocultou dos demais e até buscou apagar da memória sua participação no triste episódio e as quatro “sailors” — Vênus, Marte, Júpiter e Mercúrio, suas versões futuras — sem outra alternativa, selaram Serenity num estase, adormecida, para preservá-la.
Em consequência, a eliminação de Esmeralda é uma vitória efêmera para Sailor Moon e sua equipe, porque agora Chibiusa desapareceu e ninguém sabe ainda que ela caiu sob o poder do mago Wiseman, cuja verdadeira identidade ainda é desconhecida.

Rio de Janeiro, 7 de setembro de 2021.

Imagens: 1) A Princesa da Lua Branca confronta o monstro. 2) A amizade incomparável entre as "sailors". 3) O dragão: o poder do Mal. 4) Sailor Moon invoca o poder da Luz para destruir o Mal.