Liberation - filme 1 - The Salient Ablaze (1968) - Direção: Yuri Ozerov

E aqui inicia-se o épico de Yuri Ozerov.

Na tela, um rinoceronte de metal, cinzento, alemão, em movimento. E outro, soviético, alveja-o com um disparo certeiro, perfurando-lhe a rígida carapaça. Estão os dois veículos, num campo de testes, sob os olhos atentos de Adolf Hitler (Fritz Diez), que, diante da exibição da fragilidade do veículo de guerra alemão, abatido, com apenas um tiro, por um similar soviético, decide adiar a Operação Citadel, terceira tentativa dos nazistas de conquistarem a terra dos russos.

As cenas do campo de batalha, na primeira linha de defesa soviética, dentro do território russo, são grandiosas; exibem centenas de tanques-de-guerra, em formação de ataque, correndo pelo território russo, sem encontrarem resistência digna de nome; avançam quase que sem obstáculos. Os comandantes soviéticos, visivelmente preocupados, debatem qual deve ser a atitude das forças militares soviéticas num momento tão adverso. Rokossovsky (V. Davydov), Zhukov (M. Ulyanov), Lukin (V. Sanayev), Gromov (V. Samoylov), Rybalko (D. Franco) e Vasilevsky (Y. Burenkov) são alguns personagens do alto comando soviético que se debruçam sobre a questão.

Ao proscênio, apresentam-se os heróis soviéticos. Um deles tem um fim trágico após os alemães o capturarem e o interrogarem, Maximov (V. Avdyushko), dois são os amigos Vasiliev (Y. Kamorny) e Dorozhkin (V. Nosik), e um é Sergei Tsvetayev (N. Olyalin), e a enfermeira Zoya (L. Golubkina) - estes dois, um par romântico.

Zoya, aterrorizada, socorre Sergei Tsvetayev.

Enquanto os comandantes dos exércitos dos dois países beligerantes planejam cada qual as suas ações e informam da situação no campo de batalha seus respectivos líderes, os alemães, Hitler, os russos, Stálin (Bukhuti Zakariadze), desenrolam-se batalhas sangrentas no Kursk. E logo os soviéticos anulam, numa contra-ofensiva devastadora, a vantagem nazista - é o início do fim dos nazistas.

São inúmeros os personagens envolvidos na trama, muitos deles reais - Stálin e Hitler, são dois deles.

Além das cenas das batalhas, grandiosas, que se sucedem em terras russas, há uma que se dá em região montanhosa da Iugoslávia.

E sabe-se que é prisioneiro no campo de concentração de Sachsenhausen o filho de Stálin, Yakov Dzhugashvili.

A narração segue lenta - lenta, e não tediosa. Grandiosas e impressionantes as cenas de batalha, o exército alemão a avançar com centenas de tanques-de-guerra sobre território russo, e os soldados soviéticos a contra-atacar de trincheiras. São tão numerosos os pontos que, de tão espetaculares, merecem destaque. The Salient Blaze - o primeiro de uma série de cinco filmes que narram a sangrenta escaramuça entre russos e alemães na Segunda Guerra Mundial, até a vitória russa - é de um realismo sóbrio, de impacto assombroso; não apela às cenas grotescas de imundícies, cadáveres desventrados suas vísceras a lhes escaparem de todos os poros, pedaços de corpos a juncarem o chão e cachoeiras de sangue a espirrarem de mortos e feridos. É de um realismo, repito, sóbrio, impactante, impressionante, desprovido de artíficios visuais de mau gosto.

É imperdível The Salient Blaze. Quem admira a Sétima Arte, em particular filmes de guerra, encontra nesta obra russa um espetáculo inesquecível.

-

Notas: 1) Assisti aos cinco filmes, numa versão legendada em inglês (as vozes dos personagens nos idiomas originais, russo, alemão, italiano, francês, inglês e outros) da série Liberation dirigida por Yuri Ozerov; 2) Mantive o título em inglês da versão que assisti; 3) Não podemos esquecer que é o filme russo; e, 4) Não indiquei as patentes dos personagens militares, que são indicados, muitos deles, com patentes diversas, pois muitos são, de um capítulo para o outro, promovidos de posto.

-

... e a guerra continua...

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 22/10/2021
Reeditado em 22/10/2021
Código do texto: T7369055
Classificação de conteúdo: seguro