A purificação de Chibiusa, que Sailor Moon liberta da dominação maligna.


RETORNO DE SAILOR MOON episódio 42 (final): unidas contra o Mal

RETORNO DE SAILOR MOON episódio 42 (final): unidas contra o Mal
Miguel Carqueija

No emocionante capítulo que encerra apoteoticamente a fase da Lua Negra, o poder espiritual de Sailor Moon secundada por Mamoru Chiba, Mercúrio, Marte, Vênus e Júpiter, consegue afinal sensibilizar a consciência de Chibiusa, a Pequena Dama, a filha do futuro de Usagi Tsukino. As palavras de carinho de Sailor Moon e o poder do cristal de prata, levando a Dama Negra a visualizar as cenas completas antes “editadas” por Wiseman, do seu relacionamento com a família e as “sailors”, tocam o seu coração. A Dama Negra volta a ser Chibiusa, libertada do poder maligno do Fantasma da Morte.


Sailor Mercúrio e Sailor Vênus




A Dama Negra: a sugestão hipnótica do Fantasma da Morte domina a mente de Chibiusa e ela se transforma numa mulher adulta e que odeia Sailor Moon. Na testa o sinal da Lua Negra.

Resenha do episódio 88 – “A batalha final” (episódio 42 da segunda temporada, “Retorno de Sailor Moon”) – do seriado de tv “Bishoujo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1993. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Shigeru Yanagawa. Caracteres: Kazuko Tadano. Supervisão de Naoko Takeushi. Tema de abertura: Moonlight densetsu. Tema de encerramento: Otome no policy.

Elenco de dublagem:


Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kotono Mitsuishi
Tuxedo Kamen ou Tuxedo Mask (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Makoto Kino (Sailor Júpiter)...................................Emi Shinohara
Artêmis..........................................Yasuhiro Takato
Hino Rei (Sailor Marte)......................................Michie Tomizawa
Minako Aino (Sailor Vênus)...........Rika Fukami
Wiseman (Death Phantom)...........Eiji Maruyama
Chibiusa.........................................Kae Araki


Tóquio invadida pelo cristal negro. Sailor Moon, com o Sagrado Cristal de Prata, combate o poder das trevas na batalha final contra o Fantasma da Morte.



O Fantasma da Morte, que seduziu o povo de Nêmesis e atiçou a guerra contra o planeta Terra para se vingar de Sailor Moon. A Princesa da Lua Branca invocará os poderes do Amor e da Luz para derrotar o demônio.
“Se a porta do mundo das trevas se abrir e se o poder maligno for lançado desde Nêmesis, a Terra será destruída.”
(Artêmis)

“Meninas, vocês têm que conseguir.”
(Luna)

“Lembre-se dos momentos em que se divertiu com todas as meninas.”
(Sailor Moon para Chibiusa)

“Minha vida não é importante.”
(Sailor Moon)

“Ninguém vai destruir esse planeta maravilhoso.”
(Sailor Moon)

“Obrigada por tudo, mamãe.”
(Chibiusa para Sailor Moon)


Reconciliadas. O amor vence a tentação e Chibiusa volta ao normal. 

Finalmente se revela o que havia acontecido no futuro, na Tóquio de Cristal, com o Sagrado Cristal de Prata. Quando Chibiusa tentou pegá-lo ele penetrou misteriosamente no seu corpo — e agora ele aparece e Chibiusa, compreendendo tudo, vai ajudar Sailor Moon. A Princesa da Lua Branca, no clímax da história, confronta Wiseman, o Fantasma da Morte, que com o poder gigantesco obtido com o cristal negro na enorme formação plantada em Tóquio, pretende destruir a vida na Terra.
Sailor Moon representa o poder da luz que se levanta contra o poder das trevas. O Fantasma da Morte se considera invencível — mas a aparição de dois cristais de prata, o do passado e o do futuro, o surpreende. Então, mãe e filha — Sailor Moon e Chibiusa — unem os seus poderes e destroem o ser demoníaco.
O cristal de prata é uma arma divina — por isso ele é chamado de sagrado. E quando Chibiusa volta ao futuro — onde a aguardam as mesmas pessoas de quem ela se despede — leva consigo o cristal do futuro, para entregá-lo à Rainha Serenity — que é a mesmíssima Sailor Moon.
Cenas de enternecimento sucedem-se enfim à sequência da batalha pela Terra.
Sailor Moon não é uma simples super-heroína derrotando algum super-vilão: é uma heroína mística derrotando o Mal em estado puro.

Rio de Janeiro, 27 de dezembro de 2021.


Recordando antigas brincadeiras. As memórias afetivas de Chibiusa haviam sido apagadas pelo Fantasma da Morte, mas Sailor Moon restaurou a memória de sua filha, afastando a maligna influência. Após o que, a Princesa da Lua Branca e o Demônio da Lua Negra travam a batalha de vida ou morte que decidirá o destino da Terra.