Os originais caça-fantasmas

Resenha do desenho animado de curta-metragem "Os caça-fantasmas" (no original "Lonesone ghosts"/Fantasmas solitários). Walt Disney Productions, Estados Unidos, 1937. Produção: Walt Disney. Direção: Burton Gilett. História de Dick Friel. Animação: Izzy Klein, Ed Love, Milt Kahl, Marvin Woodward, Bob Wickersham, Clyde Geronimi, Dick Huemer, Dick Williams, Art Babbitt, Rex Cox. Música: Albert Hay Malotte. 
Elenco de dublagem:
Mickey Mouse.................Walt Disney
Pato Donald.....................Clarence Nash
Pateta..............................Pinto Colvig
fantasmas......................Billy Bletcher



Parece ter sido o primeiro filme que Walt Disney lançou logo após sua primeira animação de longa-metragem, "Branca de Neve e os sete anões" e até hoje é popular. Tem oito minutos de duração e pode ser visto no Youtube. Na verdade, com esse que foi um trio perfeito, infelizmente deixado de lado com o tempo, abriu caminho para os futuros filmes de caça-fantasmas, inclusive o Scooby Doo.
Mickey, Pateta e Donald têm um escritório de "exterminadores de fantasmas", a Ajax Ghost Exterminators. Então quatro fantasmas zombeteiros, tendo visto um anúncio, resolvem ligar para o trio pedindo seu comparecimento à mansão abandonada onde moram. Pensando ter sido chamados por gente viva, os três se dirigem para lá. Carregam equipamentos nada adequados para lidar com assombrações: espingarda, armadilhas, rede de pegar borboletas (?).
Seguem-se diversas estrepolias hilariantes na casa assombrada, eles se separam e cada um experimenta os trotes das avantesmas que se divertem à grande. Donald como sempre irritadiço, o Pateta com suas trapalhadas habituais, o Mickey sempre bancando o certinho mas acaba sendo outro trapalhão. A longa cena do Pateta com o espectro no espelho é marcante. O desfecho, enfim, é surpreendente e inesperado. 
Disney e sua equipe revelam sua alta criatividade e a animação é nota dez. 
Uma comédia excelente que nada perdeu em oito décadas.