O encontro de Bento XVI com as famílias da Espanha

O ENCONTRO DE BENTO XVI COM AS FAMÍLIAS DA ESPANHA

Miguel Carqueija

 

Resenha do documentário “Em família com o Papa: V Encontro Mundial das Famílias” (Valencia, Espanha, 2006). Goya Produções, Espanha. Direção: Andrós Garrigó. Produção: Nacho Nuñeez, Micky Valejjo,Manuel Morillo. Roteiro: Andrós Garrigó, Josemaria Muñoz. Realização: Micky Valejjo. Narração: Ignacio Aramburu.

 

Este documentário com pouco mais de meia hora — além de extras com informações adicionais — é ótimo para conhecer um pouco mais o grande pontífice Bento XVI, aliás o cardeal alemão Joseph Ratzinger.

Enquanto cardeal ele já era conhecido como grande teólogo e professor, além de zeloso defensor da Fá católica e braço direito de S.João Paulo II.

 

Neste filme vemos Bento XVI no 5º Encontro Mundial das Famílias ocorrido em Valencia, Espanha, no ano de 2006. As imagens mostram grandes multidões de pessoas (inclusive jovens e crianças) plenas de Fé, de alegria e entusiasmo em torno do Papa e proclamando o amor a Cristo, à Virgem Maria e São José, à Igreja Católica e aos valores de família.

Ao falar da grande importância, inclusive doutrinal, da união matrimonial entre homem e mulher, o papa observou judiciosamente: “Isto era óbvio há poucas décadas”.

Prestigiado pelos reis Juan Carlos I e Sofia, Bento XVI teve uma conversa particular com o Primeiro-MinistroRodrigues Sapatero, líder de um governo hostil aos valores cristãos. Entretanto o povo espanhol demonstrou sua grande catolicidade, e vieram peregrinos de muitos países como Paquistão, Bélgica, Angola, numa verdadeira apoteose da Cristandade.

E Bento XVI, com seu sorriso e sua amabilidade, cativou. O ator italiano Lino Banfi, ali presente, exclamou: “Nosso Papa é o avô do mundo!”, frase que levou o pontífice ao riso.

O documentário permanece como um grande testemunho da vitalidade do Catolicismo e também do carisma de Bento XVI, certamente um dos maiores papas da História.

Anotando ainda as presenças de Javier Echevalla, bispo da Opus Dei, Antonio Pelayo, jornalista, José Gamalión, Presidente do Foro da Família, Santiago Loppis, missionário, Benigno Blanco, vice-presidente do citado foro, e da cantora Montserrat Cabbalero. Bento XVI celebrou utilizando o cálice guardado na Catedral de Valencia e que a tradição local diz ser o Santo Graal.

 

Rio de Janeiro, 18 de abril de 2022.