Musical do vagabundo (Musical tramp)

MUSICAL DO VAGABUNDO (MUSICAL TRAMP)

Miguel Carqueija

 

Resenha do filme de curta-metragem “Musical tramp”. Produção: Mack Sennett. Estúdios Keystone, EUA, 1914. Direção e roteiro: Charlie Chaplin. Com Charlie Chaplin, Mack Swain, Charley Chase, Cecile Arnold, Billy Gilbert, Hellen Carruther, Frank Hayes, Fritz Schade. Título alternativo: "His musical career" (Sua carreira musical).

 

Comédia curta do início da trajetória de Chaplin, ele aqui já dirige e roteiriza, além de protagonizar, mas o produtor ainda é Mack Sennett, que consta ter supervisionado 1500 filmes, todos ou quase todos de curta-metragem.

Bem antes de Laurel e Hardy, Chaplin e Mack Swain fazem os entregadores trapalhões que devem entregar um piano no número 999 de uma rua e retirar outro do 666, mas acabam trocando as bolas.

É patética a cena em que Carlitos está com o piano às costas e três pessoas ficam discutindo onde colocar o móvel. Quando afinal o piano é colocado no chão, Carlitos sai todo encurvado e precisa de ajuda para se endireitar. Aliás, embora com sua figura típica, Chaplin aparece com um cachimbo, o que não é usual.

Numa ponta, fazendo o dono de uma loja de pianos, aparece o também comediante Charley Chase.

Para o transporte do piano eles utilizam uma charrete puxada por um burro — e a certa altura, por um desequilíbrio de peso, o pobre animal é erguido no ar.

O filme tem a simplicidade das comédias primitivas mas já conta com o toque artístico superior de Chaplin.

 

Rio de Janeiro, 11 de março de 2022.