O ELO PERDIDO episódio 18: brontossauro em apuros

O ELO PERDIDO episódio 18: brontossauro em apuros

Miguel Carqueija

 

Abrindo a segunda temporada de “The last land” (A terra perdida), que no Brasil virou estranhamente “O elo perdido”, é uma continuação sem pé nem cabeça da primeira temporada, que terminou no décimo-sétimo episódio, com os protagonistas Rick, Will e Holley retornando no tempo ao ponto de partida. Mas, se começou tudo de novo, como é que já conheciam os pakuni — que sempre são só três, Chaka, Ta e Va, e já conheciam também os dinossauros?

Todo o episódio 18 — ou 1 da primeira temporada — gira em torno do drama do Dopey, o filhote de brontossauro que desta vez ficou preso no atoleiro e sob risco iminente de morrer sufocado. A família Marshall tenta de tudo para resgatar o filhotão, Chaka busca ajuda e os pakuni maiores, Ta e Va, ajudam com muita relutância.

 

 

Resenha do episódio 18 (episódio 1 da segunda temporada) do seriado de televisão "O elo perdido" (Land of the lost), “O poço”. Crofft Productions, EUA, 1974-1976. Criação e produção dos irmãos Sid e Marty Crofft. Direção: Gordon Wiles. Roteiro: Margaret Armen. Desenhista de caracteres: Wah Chang. Animação: Peter Kleinow, Gene Warren Jr. e Harry Walton. Música: Jimmie Haskell. Tema: Linda Laurie, M. Jimmie Haskell. Fotografia: Tom Lindner. Produção executiva: Albert J. Tenzer. Co-criação: Allan Foshko.

 

Elenco:

Rick Marshall............. Spencer Milligan

Holly Marshall............ Kathy Coleman

Will Marshall.............. Wesley Eure

Cha-Ka....................... Phillip Paley

Ta.............................Sutter McKay

Va.............................Sharon Baird

 

 

“Tudo que podemos fazer é tentar.”

(Will Marshall)

 

“A melhor coisa para puxar um dinossauro é um dinossauro maior!”

(Will Marshall, quando a mãe brontossaura de Doppey, Emily, aparece para salvar seu filhote)

 

A história estimula o amor aos animais, mesmo que sejam dinossauros, e isso é muito saudável. Detalhe curioso é a tentativa de Cha-ka de se “lançar” como artista, pintando (sem pincel, só com a mão) o rosto do mal-humorado Ta, numa pedra.

Também dá para notar que Holly, Will e Rick agora conseguem conversar mais ou menos com os pakuni. Até foi observado num dos extras, que eles fizeram um curso de “pakuni” entre as duas temporadas...

Mas atenção: a redução, nesta segunda temporada, para apenas 13 episódios, parece ser um sinal da decadência da série.

 

Rio de Janeiro, 24 de julho de 2022.