O Pato Donald e as invenções

 

Os desenhos curtos de Walt Disney apresentam em geral grande criatividade. Este mostra que já existia o mundo tecnológico em 1937, ano do lançamento de "Branca de Neve e os sete anões".

Já se falava muito em robôs ou autômatos, em máquinas automáticas. O produtor Walt Disney talvez tenha se inspirado em "Tempos modernos" de Chaplin e coloca o Pato Donald em perplexidade diante das novas tecnologias. A característica principal de Donald, nos desenhos animados, além da sua voz grasnante é o seu temperamento explosivo: os constantes ataques de raiva de Donald, difíceis de reproduzir nos quadrinhos.

Detalhe: o roteiro de "Modern inventions" é de Carl Barks, o lendário desenhista que posteriormente iria desenvolver o universo de Patópolis.

Quanto à robótica, aqui nós vemos no museu de invenções, estranhamente vazio (Donald é o único visitante) um robô 🤖 falante que parece só sabe fazer uma coisa: pegar o chapéu do visitante. Donald, que não quer entregar o chapéu, briga com o robô do princípio ao fim e ainda se mete a bancar o bebê entrando num carrinho-babá eletrônico.

A propósito, nada funciona direito nesse mundo altamente tecnológico aqui vislumbrado, um autêntico desenho de ficção científica.

 

INVENÇÕES MODERNAS (Modern inventions) - Walt Disney Productions, Estados Unidos, 1937. Produção: Walt Disney. Direção: Jack King. Roteiro: Carl Barks. Duração: 9 minutos. Em cores. Com as vozes de Clarence Nash (Donald), Billy Bletcher (robô chapeleiro), Cliff Edwards (cadeira de barbeiro).