O enigma de Andrômeda

 

O ENIGMA DE ANDÔMEDA

Miguel Carqueija

 

Um dos filmes de ficção científica mais prestigiados da década de 60, “O enigma de Andrômeda”, com base em livro do célebre Michael Crichton, é uma história paranoica onde a chegada de um microorganismo alienígena coloca a humanidade e toda a vida terrestre em xeque. O ser, apelidado Andrômeda, chega num satélite que cai numa pequena aldeia norte-americana — e toda a população morre, com exceção de um bebê e um velho. O microorganismo se espalha pelo ar e provoca a solidificação do sangue.

Forma-se então um grande aparato num complexo secreto do governo, onde as medidas de segurança são extremas — inclusive radiações que queimam a parte externa da pele, para desinfecção; os membros da equipe de pesquisa se submetem a isso e muitas outras coisas. A parafernália tecnológica é de endoidecer e a pesquisa inclui cobaias e a investigação de porque duas pessoas da vila escaparam. E também a localização microscópica do ser invasor, que até, conforme uma hipótese apresentada, poderia ser racional apesar do tamanho mínimo.

É uma película esmerada, caprichada, com apuro até nas leituras, mas peca pelo formalismo, sendo até algo maçante, como acontece com uma produção de tema bem diferente mas do mesmo cineasta Robert Wise, “The sound of music” (que no Brasil recebeu o título “A noviça rebelde”), de 1965.

“O enigma de Andrômeda” é de 1970, 50 anos antes da covid. Hoje pode ser visto até como premonitório.

 

Rio de Janeiro, 1º de outubro de 2022.

 

​​​​​​

 

“O enigma de Andrômeda” (The Andromeda Strain) – Universal Pictures, Estados Unidos, 1970. Produção e direção: Robert Wise. Roteiro: Nelson Gidding. Música: Gil Mellé. Fotografia: Richard H. Kline A.S.C. Efeitos especiais: Douglas Trumbull e James Shourt. Duração: 130 minutos.

Elenco:

James Olson...................................Dr. Mark Hall

David Wayne..................................Dr. Charles Dutt

Arthur Hill......................................Dr. Jeremy Stone

Kate Reid.......................................Dra. Ruth Leavitt

George Mirchell.............................Jackson

Kelmit Murdoch.............................Dr. Robertson

Paula Kelly......................................Karen Anson

Ramon Bieri....................................Major Manchek

Frances Reid...................................Clara Dutton

Peter Hobbs....................................General Sparks