Donald e a Matemática mágica

 

DONALD E A MATEMÁTICA MÁGICA

Miguel Carqueija

 

Resenha do desenho de média-metragem “Donald no País da Matemágica” (Donald in the Matmagic Land). Walt Disney Productions, Estados Unidos, 1959. Produção: Walt Disney. Supervisão de direção> Hamilton S. Luske. Direção de sequências: Wolfgang Reitherman, Les Clark, Joshua Meador. História: Milt Banta, Bill Berg, Dr. Heinz Haber Styling, John Hench e Art Riley. Música: Buddy Baker. Fotografia: Edward Colman, A.S.C. Efeitos especiais: Eustace Lycett. Direção de arte: Stan Jolley. Assistente de direção: Vincent Mc Eveety. Animação: Jerry Hathcock, John Sibley, Bon Carlson, Eric Cleworth, Cliff Nordberg, harvey Toombs e Bob Mc Crea. Efeitos de animação: Jack Boyd. Vozes: Clarence Nash (Pato Donald), Paul Frees (Espírito da Aventura), June Foray (Rainha do Xadrez), Daws Butler (Rei do Xadrez). Duração: 27 minutos.

 

 

Esta média-metragem é uma produção educativa de Walt Disney, como muitas que ele fez, e aqui é utilizado um dos seus personagens mais populares, que é o Pato Donald (Donald Duck). Saindo para caçar, Donald entra não se sabe como numa região surreal, onde há números por toda parte e bichos-números. Logo estamos assistindo a uma aula muito original sobre Matemática e suas infinitas curiosidades. Donald, escutando as explicações do “espírito da aventura”, acaba aprendendo sobre o “retângulo áureo”, sobre as relações geométricas encontradas na natureza e também na arquitetura, escultura e pintura. Encontra os espíritos de Pitágoras e seus adeptos que se reuniam secretamente e tocavam música — e também na música existem números.

Walt Disney foi um cineasta de grande senso pedagógico e este desenho de média-metragem, original e criativo, é ótimo para o público infantil, desperta o interesse pela Matemática. Não falta o senso de humor, como quando Donald avista as árvores com “raízes quadradas” — literalmente.

Hoje infelizmente a Disney parece ter abandonado de todo o caráter educativo da obra do criador da empresa.

Na ficha técnica encontramos nomes legendários na equipe Disney, como Hamilton Luske, Wolfgang Reitherman e Joshua Meador. O talento dos animadores, roteiristas e diretores que trabalhavam com Walt Disney era uma coisa fenomenal.

 

Rio de Janeiro, 20 de outubro de 2022.