Filme “O milagre” – retrato da natureza humana

A Netflix está exibindo o filme “O milagre” (direção de Sebastián Lelio, Irlanda, Reino Unido e EUA, 2022, com Florence Pugh e Niamh Algar nos papeis principais). Imperdível. A começar pelo primor da ambientação em meados do século XIX. O filme trata da “observação” de um aparente milagre no seio de uma isolada e pobre família de camponeses da Irlanda ─ uma adolescente de onze anos mantinha-se saudável após meses sem se alimentar, e assim tornava-se uma notoriedade regional que atraía curiosos e devotos.

O conselho de notáveis do vilarejo resolve contratar uma enfermeira ─ vinda de Londres ─ e uma freira para verificar o milagre e produzir, em duas semanas, um relatório a respeito. A enfermeira deveria realizar a observação racional do fenômeno, a freira a visão pelos olhos da fé.

Os eventos da trama que se sucedem nas duas semanas de observação são uma metáfora em que se consubstanciam fatos históricos da Irlanda em ambiente ainda vitoriano, a natureza e o comportamento humanos, estes atemporais. Uma mescla inextricável de componentes racionais e irracionais, objetivos e subjetivos, conscientes e inconscientes. Um constante caminhar entre a realidade cotidiana e as profundezas do psiquismo dos personagens.

A adolescente milagrosa, sua família em busca de publicidade, seu irmão falecido, a enfermeira e seus traumas pregressos, a freira e sua fé obediente, o conselho de notáveis do vilarejo e o jornalista vindo de Londres para noticiar o milagre têm suas existências, conhecidas e desconhecidas, emaranhadas numa urdidura que é o retrato possível da indecifrável natureza humana.

O desfecho do filme é um clímax de riqueza impressionante: cada personagem assume uma explicação própria para o enigma do milagre. O que vale dizer desde a visão beatificada da freira até a conclusão legalmente chancelada do conselho de notáveis, passando pela imersão nas nebulosas razões psicológicas do fenômeno e nos engenhosos artifícios, consentidos e não consentidos, para resolvê-lo.

Quer ver um filme que nos transporta para o insólito da natureza e do comportamento humano? E ao mesmo tempo apresenta surpreendentes e factíveis soluções? Veja “O milagre”. Ele contribui para que avancemos na compreensão dos inexplicáveis desatinos que têm acometido a sociedade em que vivemos.