Tempo, empatia e relações de gênero

As relações humanas, normalmente fluem quando existe a questão da alteridade, quando nos colocamos no lugar do outro, diante dessa afirmação, o presente trabalho tem como finalidade, fazer uma breve abordagem sobre o filme Alice através do espelho, destacando as principais temáticas envolventes, como o tempo, a empatia e as relações de gênero. Além disso ainda pretende-se relacionar com as ideias dos filósofos René Descartes e Aristóteles.

Alice através do espelho é um filme de 113 minutos dirigido por James Bobin, lançado em 2016, continuação do filme Alice no país das maravilhas de 2010. O filme inicia com Alice, a bordo de um navio, está voltando de sua aventura nos mares. Ela se tornou uma competente capitã, e pôde viver uma aventura como o seu pai viveu, e encontrar uma conexão com ele. Ela e seus marinheiros se deparam com uma emboscada em alto mar, onde Alice com força e determinação deu as ordens e sua tripulação foi salva, pois ela sempre acredita que para o impossível tem sempre uma solução possível.

Ao chegar em Londres sua terra natal, é surpreendida com acontecimentos desagradáveis. Ela se depara com uma sociedade machista que quer impedir que ela seja uma capitã. Ao reencontrar sua mãe Alice fica sabendo que terá que vender o navio que era do seu pai para pagar a hipoteca da casa. Mas isso não passa de uma ideia de seu ex noivo querendo sabota-la e intimidá-la, mas Alice mostra que é protagonista de sua vida e não aceita tal proposta, não aceita o que é imposto a ela, e vai totalmente contra o padrão imposto pela sociedade.

Alice fica enfurecida com isso, e sai correndo nisso ela encontra Absolem (a lagarta, que agora é borboleta), que diz que seu amigo Chapeleiro está precisando de sua ajuda, ela consegue retornar ao País das Maravilhas por meio de um espelho mágico. Seu amigo Chapeleiro está triste devido a um drama familiar. Para salvá-lo, Alice deve travar uma batalha com o Tempo, para voltar às vésperas de um evento traumático e mudar o destino do Chapeleiro. Nesta aventura, Alice acaba fazendo outras descobertas em relação a outras personagens em relação a alguns conflitos familiares. Ou seja, coisas que aconteceram no passado e que refletem no presente. E a principal lição que o filme nos passa em relação a isso é que “não podemos mudar o passado, mas podemos aprender com ele”.

Alice através do espelho é um filme que gera muitas reflexões filosóficas e é cheio de metáforas, por exemplo o relógio representa as vidas das pessoas. Possui muitas metáforas do olhar das crianças sobe o mundo dos adultos que parece cheio de contradições e regras sem lógicas. É uma reflexão sobre o tempo e nossa relação com ele. Alice através do espelho é uma fantasia, mas que em vários pontos nos remete à realidade. A personificação do tempo foi uma ótima sacada do filme, pois facilita a compreensão das metáforas. No filme o tempo é visto de muitas maneiras no senso comum, aquele que “cura tudo, que tira de nós o que mais amamos, o inexorável, o egoísta, não perdoa ninguém, passa rápido demais” e assim por diante.

De uma maneira sutil Alice Através do Espelho aborda a luta feminina pela igualdade de gênero, verdadeiro papel da mulher e o que ela almeja, deseja e luta pra conseguir, e que não se deve aceitar as imposições dos padrões da sociedade, ou seja, foco na mulher como personagem principal, o empoderamento feminino. Além das relações de gênero e o tempo, o filme ainda faz refletir sobre a empatia mostrando que devemos dar mais valor aos sentimentos e momentos ao lado daqueles que amamos. Assim como traz reflexões sobre a importância da família e dos amigos.

René Descartes (1596-1650) foi um filósofo e matemático francês. Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. É válido ressaltar que Descartes influenciou vários filósofos contemporâneos. Realizou diversos trabalhos na área da filosofia, ciências e matemática. Criou o Plano Cartesiano, é autor do livro discurso do método. Por fim, foi importante também para a revolução científica e filosofia moderna.

René Descartes foi um filósofo muito importante para a filosofia moderna. É um filósofo que valoriza muito mais a razão do que qualquer outra coisa. Pensa muito mais na ciência, ou seja, busca a verdade através da ciência. Descartes frisa que devemos questionar e não aceitar tudo que é passado pra gente. Sugere que desconfiemos de tudo menos das dúvidas. Para ele não existem verdades absolutas, um homem não pode ter uma verdade absoluta sobre nada. Descartes propôs uma filosofia que nunca acreditasse no falso, que fosse totalmente fundamentada na verdade. Sua preocupação era com a clareza, e com o pensamento modificado.

Um outro filósofo que tem uma linha de pensamento semelhante é Aristóteles, pois assim como Descartes estava em busca da verdade e questionava, ou seja, investigação do ser enquanto ser. Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.) foi um dos mais importantes filósofos gregos e o principal representante da terceira fase da história da filosofia grega “a fase sistemática”. Escreveu várias obras sobre metafisica, política e moral. E foi professor de Alexandre o grande. Segundo o pensamento aristotélico, a busca pela felicidade é o único objetivo do homem. Sendo assim, o homem é um ser social e político.

Na tentativa de elencar o tema que faz parte do título desse texto, e diante de toda abordagem aqui descrita, é importante destacar que o filme Alice através do espelho, aborda temas polêmicos e reflexivos, e que o comportamento da protagonista principal, está relacionado com a linha do pensamento do filósofo René Descartes, principalmente ao que diz respeito aos questionamentos e o fato de não aceitar tudo que é imposto pela sociedade. Por meio das características da personagem existe uma série de reflexões que podemos nos ater conforme já citado, as reflexões acerca da relação dos humanos e o tempo, relações de gênero e empatia. Descartes é o filósofo da identidade e isso é muito presente na personagem principal do filme.

Além da questão dessa imersão a um mundo imaginário para solucionar problemas, ou seja, os pensamentos. Pois segundo Descartes a nossa existência é o resultado do nosso pensamento. e a razão nos coloca diante do nosso pensamento. Alice através de seus pensamentos e questionamentos, cria reflexões por vezes racionais que constrói sua identidade.

O comportamento e características da personagem principal do filme, também pode ser relacionada com as ideias de Aristóteles, principalmente essa questão da metafísica, o fato de querer saber sempre além do óbvio, e a imersão para um mundo melhor, a partir dos seus pensamentos, podendo dizer que isso seria uma busca pela felicidade e consequentemente pelo bem de todos.

Referências Bibliográficas

Aristóteles (Col. Os Pensadores). 1973. São Paulo: Abril.

René Descartes (Col. Os Pensadores). 1973. São Paulo: Abril.

Filmografia

Alice Through the Looking Glass (BRA: Alice através do espelho). 2016. Direção: James Bobin.

Márcia Trindade
Enviado por Márcia Trindade em 07/01/2023
Código do texto: T7689271
Classificação de conteúdo: seguro