Voltar para casa é olhar para dentro de si

A filosofia estuda questões relacionadas a existência do ser humano. Normalmente questões levantadas pela filosofia são resolvidas por meio de investigação e raciocínio. A filosofia estimula uma reflexão crítica sobre o mundo e os homens, pois busca compreender o pensamento humano e os conhecimentos desenvolvidos pelas sociedades.

Diante disso, o presente texto tem a proposta de relacionar o filme a odisséia que é uma adaptação televisiva do poema épico de Homero, com as ideias dos filósofos Sócrates e Platão.

A odisséia é um filme sobre a Grécia Antiga, retrata a história de Odisseu que teve que se ausentar de seu reino Ítaca, no dia do nascimento do seu filho Telêmaco para lutar na guerra contra Tróia. O filme inicia com o nascimento de Telêmaco, Odisseu antes de partir para Troía fez com que sua esposa Penélope prometesse que se ele não voltasse até seu filho estar moço com os primeiros sinais de barba, ela tiraria o luto e se casaria com outro.

O filme em seguida mostra a guerra propriamente dita, onde morre muitos soldados de ambas as partes e após anos de guerra, Odisseu e os soldados de Ítaca vencem os troianos de uma forma muito sábia. Fizeram um cavalo com as madeiras das embarcações, colocando no interior do cavalo os melhores guerreiros, disseram ao rei de Tróia que era um presente dos deuses; ao anoitecer, já dentro dos muros da cidade, os soldados descem e surpreendem os troianos, matando-os e colocando fogo na cidade.

Sobre essa astucia de Odisseu, tem até um ditado popular hoje em dia que é muito usado, quando uma pessoa dar ou recebe um presente ruim ou sem muita utilidade, diz-se que é “presente de grego”.

Depois que a guerra foi vencida, Odisseu comemora a vitória a margem do mar e desafia o poder dos deuses dizendo que venceu sem a proteção de nenhum deles, e que podia fazer tudo sozinho. Então, o deus do mar posseidon ficou enfurecido e o condenou a ser jogado pelas ondas, vagando no mar, sem poder encontrar o caminho para Ítaca. Contudo, a jornada do herói Odisseu para voltar para casa é recheada de deus antigos, locais míticos e assustadores e muita aventura.

Com a ajuda de Atena deusa da justiça, Odisseu consegue chegar em Ítaca, inclusive ela o ajuda com um disfarce de mendigo para não ser reconhecido, pois sua propriedade estava invadida pelos pretendentes de sua amada Penélope. Odisseu chega a Itaca no dia que Penelope deveria escolher um novo pretendente. Primeiro ele encontra um de seus criados e em seguida encontra Telêmaco, e juntos organizam a forma como Penelope irá escolher seu pretendente.

Para casar-se com a rainha os pretendentes deveriam arrumar a corda no arco de Odisseu, mas nenhum consegue, somente Odisseu que depois de arrumar seu arco, volta a ser como era antes, pois estava disfarçado de mendigo, e é reconhecido por todos, e com o próprio arco mata um por um dos pretendentes.

Nota-se que o ponto central não é a saída mas sim o retorno de Odisseu a Ítaca. O filme é dirigido por Andrei Konchalovsky. Francis Ford Coppola. É um filme com duração de 2h34m..Diferente de muitos heróis onde na maioria das vezes usam apenas o físico, a força, Odisseu raciocinou e usou sua coragem e perseverança. O que fez com que Odisseu chegasse em casa depois de muitos anos, foi seu reconhecimento, que sem os deuses o homem não é nada. Ele reconhece que é apenas um homem, cheio de amor. O filme é um misto de mito e razão, ou seja, explica a razão através do mito.

A interpretação filosófica desse filme, é que ele representa a história da Grécia Antiga, e sobretudo, a história da humanidade. Odisséia virou símbolo de uma viagem complicada, ou seja, simboliza a história de todos os seres humanos voltando para sua verdadeira identidade espiritual, voltando para sua essência. E tendo que subordinar tudo que existe dentro de si. Tendo que lidar com sentimentos como egoísmo, vaidade, tendo que limpar elementos que atrapalham a chegar aonde quer, e buscando sentimentos mais nobres, mais humanos.

A mitologia grega tem uma grande influência na literatura. A interpretação filosófica de Odisséia, vai muito na mesma linha do pensamento dos filósofos Platão e Sócrates que possuíam uma visão mítica, que não olha para fora, mas olha mais pra dentro de si.

Platão (428-347 a.C.) foi discípulo de Sócrates, por quem sempre nutriu profunda admiração. Através dele que nasceu a filosofia, ele foi o primeiro a questionar o sofismo, a ir em busca da verdade. O autor tem o pensamento da dualidade entre o mundo das ideias e o mundo sensível. O primeiro é uma realidade abstrata dentro da realidade material. Ao qual, ele relacionava este universo à razão, pois para ele é por meio da razão, e não dos sentimentos, que conquistamos o que queremos. É onde tem a essência de tudo que existe, e só pode ser compreendida através do intelecto. Quanto ao segundo é a realidade material na qual vivemos, que de acordo com o autor é uma cópia do mundo das ideias.

O Mito da Caverna de Platão, é uma analogia que representa este mundo. Explica que Somos os prisioneiros e a realidade que vemos através dos sentidos é apenas uma sombra. Os filósofos, com o uso da razão, alcançam o entendimento das ideias universais. Essa analogia é um convite para pensarmos “fora da caixinha”, para que possamos escapar das aparências e ser capazes de ver intelectualmente como as coisas são em si mesmas.

Sócrates (470 a.C.-399 a.C.) filósofo grego, é reconhecido como o "pai da filosofia", não foi o primeiro filósofo da história, mas representou o grande marco da filosofia ocidental. Para Sócrates, existiam verdades universais, que eram válidas para toda a humanidade. E que para encontra-las era necessária uma reflexão. Sócrates foi o principal filósofo da segunda fase da filosofia grega, conhecida como socrática ou antropológica, nessa fase os filósofos passaram a se preocupar com os problemas relacionados ao indivíduo e a organização da humanidade, passaram a refletir e questionar principalmente sobre a verdade e a justiça. Pois, na primeira fase da filosofia grega a preocupação era com a origem do mundo, fase que ficou conhecida como período pré-socrático da filosofia.

O princípio da filosofia de Sócrates estava na frase "Conhece-te a ti mesmo", que reflete sobre a importância do autoconhecimento para posterior conhecer os demais, compreender a sociedade.

A Odisséia aborda justamente sobre o que traz esses dois filósofos, sobre as questões humanas, mas principalmente sobre o reconhecimento de suas fraquezas e ignorâncias. Para assim conseguir suas conquistas e consequentemente sua “liberdade”.

Referências Bibliográficas

Platão (Col. Os Pensadores). 1972. São Paulo: Abril.

Sócrates (Col. Os Pensadores). 1972. São Paulo: Abril.

Filmografia

Odyssey (BRA: A Odisséia). 1997. Direção: Andrei Konchalovsky.

Márcia Trindade
Enviado por Márcia Trindade em 07/01/2023
Código do texto: T7689273
Classificação de conteúdo: seguro