Star Trek 2 ou "A ira de Khan"

"A ira de Khan" é o segundo filme da franquia principal de "Jornada nas estrelas", com os personagens da série clássica, agora mais envelhecidos. Baseia-se num episódio do seriado que Gene Roddenberry produziu nos anos 60, onde aparece esse Khan, cujo nome provavelmente se inspira no conquistador Gengis Khan. Como eu não assisti esse episódio, fica um pouco difícil avaliar essa continuação.

Khan parece ter sido uma espécie de Napoleão moderno, que com sua tripulação atravessou dois séculos. Não sei exatamente porque a briga entre Khan e Kirk, só sei que a nave Baía Botânica, com Khan e sua tripulação, foi abandonada sem poder levantar vôo no planeta Ceti Alfa 5. O planeta Ceti Alfa 6 explodiu e o 5 teve a sua órbita alterada e as condições de vida pioradas. Quando uma pequena espaçonave com Chekov e o Capitão Terrell desce em Alfa 5 pensando que é Alfa 6, onde pretendiam realizar experiências com o Projeto Gênesis, são capturados pela turma de Khan. Este só pensa em vingar de James Kirk e obtém seu paradeiro com Chekov e Terrell.

 

Tem uma porção de idiossincrasias na história. Kirk não parece muito inocente na forma com que agiu. Khan, interpretado magistralmente por Ricardo Montalban, tem a sua lógica e até atrai simpatia, mas é um sujeito cruel e obstinado. O que realmente não convence é o tal Projeto Gênesis, que se pretende ser um sistema de criar vida onde ela não existe - o que acaba sendo uma usurpação a Deus, se tal fosse possível. Pois no fim se dá a entender que o desenvolvimento desse projeto traria os meios para ressuscitar (!) o Sr. Spock, sepultado num planeta estranho, após morrer vítima de radiação.

A personagem Saavik, cadete treinada por Spock, e que participa da aventura, poderia ser  interessante se não fosse tão seca e sem graça. Algumas figuras tradicionais reaparecem, como o Dr. Mc Coy, Scott e Sulu. Quanto ao Almirante Kirk, é um tanto ridícula a sua postura inicial, de se achar muito velho - sem o ser - para continuar no comando da Enterprise. Felizmente ele muda de idéia.

 

Rio de Janeiro, 18 de fevereiro de 2023.

 

The wrath of Khan - Paramount, Estados Unidos, 1982. Consultor executivo e criador da franquia: Gene Roddenberry. Produção executiva: Harve Bennett. Produção: Robert Sallin. Direção: Nicholas Meyer. Música: James Horner. Fotografia: Gayne Rescher. Roteiro: Jack B. Sowards. Argumento: Harve Bennett e Jack B. Sowards.

Elenco: 

James Kirk: William Shatner

Senhor Spock: Leonard Nimoy.

Khan: Ricardo Montalban.

Dr. Mc Coy: De Forest Kelley

Scott: James Doohan

Chekov: Walter Koenig

Sulu: George Takei

Uhura: Nichelle Nichols

Capitão Torrell: Paul Winfield

Saavik: Kirstie Alley

Carol: Bibi Besch

David: Merrett Burik

Preston: Ike Eisenmann