O Coelho Osvaldo em Marte

 

O COELHO OSVALDO EM MARTE

Miguel Carqueija

 

Bastante maluca, esta animação do Coelho Osvaldo, já falado e na fase de Walter Lantz, é, como ficção científica, mais furada que o seriado de Flash Gordon.

Oswald, o “coelho sortudo”, aparece de início junto com o tal urso de perna de pau, que talvez nem urso seja, mas o Big Pete de Walt Disney (João Bafodeonça), e os dois se interessam pela Ortencia, que é uma gata. Mas o lance é por demais surreal: o outro dá um golpe no coelho que o joga pelo ar, ele é pego numa cauda de cometa, vai parar na Lua que tem cara como no velho filme de Moliès, desce pela língua dela, pega carona sem querer numa vassoura de bruxa, acaba caindo em Marte (???) diante do que parece ser um rei pato mal-humorado, mas que parece se animar quando Osvaldo canta e dança.

Em Marte tem muita maluquice: híbridos de animais e também animais híbridos de instrumentos musicais.

Osvaldo acaba fugindo de lá num trampolim (sic) e cai de volta à Terra, na mesma região e a tempo de salvar a Ortencia.

É muita bizarrice num desenho só. Um dos desenhos mais malucos que eu já vi.

FICHA TÉCNICA:

“Mars” (Marte). Universal, Walter Lantz Productions, EUA, 1930. Apresentação: Carl Laemmle (executivo da Universal). Produção e direção: Walter Lantz e Bill Nolan. Música: James Dietrich. Animação: Clyde Geronimi, Manuel Moreno , Ray Abrams, Fred Ivery, Lester Kline e “Pinto” Colvig. Voz de Oswald: “Pinto” Colvig. Duração: 5 minutos e meio (tempo para ir a Marte e voltar).

 

Rio de Janeiro, 20 de abril de 2023.