"La dama y la muerte"

A morte chega para todos... quando é hora é hora... a morte não se adianta, nem se atrasa... e não se pode escapar dela de jeito nenhum.

A vida tem seu ciclo... chega um momento em que ele se encerra. Punto e basta!

Uma doce senhorinha bem velhinha está triste e sozinha. Sente falta de seu amado, cujo ciclo já se fechou. Ela queria estar com ele, seu amado, onde quer que ele estivesse.

Uma noite a morte bate à sua porta... ela quer ir... não importa ficar por aqui. Seu lugar é onde seu querido esposo está.

Mas... e quase sempre há um 'mas'.

Uma equipe médica tenta a todo custo segurá-la do lado de cá. É para isso que existem médicos, enfermeiras, medicamentos, tratamentos...

Mas... querem todos ficar por aqui a qualquer custo?

Enfim, começa uma luta entre os que trabalham pela vida e a Dona Morte - segurando uma foice... representação da ceifadora, a figura mitológica que leva as almas dos mortos para o outro mundo.

A luta é ferrenha. Assistir ao curta-metragem nos faz acompanhar o passo a passo dessa empreitada.

Será sempre assim? Há uma luta entre vida e morte sempre? Ou... às vezes, a vida simplesmente fecha os olhos e deixa a morte fazer o que veio fazer. Enfim, às vezes, é preciso aceitar pacientemente que o outro lado cumpra sua missão :)

Estamos aqui... na vida. Todos os dias as pessoas equilibram-se nessa corda-bamba: viver, e viver, e viver...

E vivemos como se fôssemos viver para sempre. Melhor assim... ruim seria estarmos conscientes o tempo todo de que a morte está bem aí, à espreita.

Um dia a vida vence; em outro dia, a vida vence; e em outro, também...

Um dia, porém, a vida entrega os pontos... facilmente... ou, depois de uma luta ferrenha com a morte.

A morte, então, vence.

Como se sente a vida depois de ter vivido tanto... e lutado tanto? Perdeu. Pronto!

E como se sente a morte? Sabe ela que sempre vencerá; e, então, brinca de lutar com a vida? Com um sorrisinho cínico de quem sabe que vai vencer SEMPRE, no final... qual o gosto que sente? (Sinceramente, acho que nenhum... não faz ela esforço nenhum... e quando luta é um simples lutar para dar mais um tempinho pra vida respirar... não há nenhum sabor de vitória).

E é assim: sempre e para todos. Punto e basta!

Cortometraje "La dama y la muerte", escrito y dirigido por Javier Recio, ganador del Goya al mejor cortometraje de animación y nominado al Oscar... "La Dama y la Muerte", contextualiza um pouco sobre o fim da vida e a ação médica para "evitá-la".