Danyka: Um Belo Filme Polêmico e Casto

Se não fosse o fato da atriz mexicana que interpretou Danyka nessa filmagem ter 23 anos quando fez esse papel, eu não iria escrever sobre esse filme. A temática de um homem mais velho flertando com uma adolescente já foi bastante explorada. Mas, aqui, resultou em um filme simples e bem executado. Eu não sou daqueles pudicos que não aceitam de jeito nenhum um homem mais velho se relacionando com uma mulher bem mais jovem, desde que ela não seja menor de idade, claro. Pode ser que daqui a 30 anos eu me relacione com uma mulher que ainda nem nasceu, quem sabe rs.

 

O cenário paradisíaco é um dos protagonistas de Danyka. O filme consiste basicamente em grandes planos bem abertos, estáticos, mostrando a paisagem, e longos diálogos, sem nenhuma espécie de corte. Danyka é uma menina de 14 anos, mas muito madura para a idade. Os diálogos que o personagem Armando, um escritor de meia-idade que foi passar as férias no belo Mar del Fondo, na casa de seus amigos, troca com a Danyka são bem profundos: eles conversam sobre mudanças climáticas, a ascensão do totalitarismo, a existência de Deus e as funções do ensino. E Danyka mostra muita lucidez e maturidade em todas essas questões. Em contraste com os diálogos entre Armando e Neto, o dono da casa em que se hospedaram, que são banais e morosos. Mesmo com a pouca idade, Danyka parece ter consciência de sua boa aparência e se vale de um certo charme e sensualidade para se insinuar para Armando, que fica encantado com as qualidades físicas e intelectuais da garota, que como ele, sonha em ser escritora. O ápice da “sedução” da menina é quando eles chegam a um local isolado e a menina diz que foi lá que ela perdeu a virgindade. E fica um clima estranho entre os dois, e elea se separam, mas momentaneamente. Logo em seguida, ela tira a parte de cima do biquíni e mostra seus jovens seios para Armando, que fica paralisado, sem saber o que fazer. A menina e Armando se encontram na praia, e a jovem diz que estava esperando por ele. Mas depois ele toma um banho de água fria porque o namorado da moça aparece e ela vai correndo na direção dele.

 

O filme é claro ao enfatizar o dilema de Armando em se sentir atraído por uma menor de idade. E no final, ele fica desapontado porque ela deixou na praia o livro que ele deu para Danyka com o telefone dele e e-mail, com a intenção de que ela mandasse os contos dela para ele ler e, claro, esperando que mantivessem contato. No final, cada um vai para seu lado, e fica um clima de que Danyka irá perdurar na memória de Armando por muito tempo. O filme tem diálogos bem elaborados, lindos planos abertos, e o cenário contribui para a beleza do filme, apesar da temática polêmica.

 

 

 

Dave Le Dave II
Enviado por Dave Le Dave II em 04/01/2024
Código do texto: T7969111
Classificação de conteúdo: seguro