How to Have Sex

Exerci meu direito de assinatura grátis no Mubi para assistir a esse filme que inicialmente me chamou atenção pelo título e descrição.

 

Esperava ver algo como uma ode à juventude, algo mais ou menos como os filmes do Harmony Korine no início da carreira. A produção realmente lembra um filme de Korine, mas um dos ruins, como Spring Break. No entanto, este filme é melhor do que o de Korine, pois não é tão pretensioso e levanta perguntas importantes. Por exemplo, a questão da expectativa versus realidade e o cuidado que as mulheres têm ao lidar com cafajestes.

 

A história narra a viagem dos sonhos de três adolescentes britânicas: Tara, Skye e Em. Elas viajam para um litoral paradisíaco, onde há várias praias e jovens em busca de diversão, álcool e sexo. Tara, a virgem do grupo, quer usar a oportunidade para finalmente perder a virgindade.

 

O fato de a trama ter me causado certo desconforto denuncia um pouco a minha idade atual. Quando eu era mais jovem e saía de férias com meus amigos, nosso objetivo era mais ou menos o mesmo das meninas. No entanto, achei as três muito imaturas, assim como os acompanhantes que arrumaram.

 

No primeiro dia de viagem, elas saem juntas, bebem, dançam, mas ninguém fica com ninguém. No dia seguinte, encontram um rapaz, Josh, na varanda, que tenta puxar assunto e as convida para beber cerveja no apartamento deles. Elas relutam inicialmente, mas acabam topando a ideia. Chegando lá, se deparam com Paddy e Paige, uma garota transgênero.

Tara e Josh se dão muito bem, mas quando ele passa dos limites do álcool, Tara faz companhia para ele, contando piadas para animá-lo. No outro dia, o grupo sai à noite novamente. Tara e Josh estão se dando muito bem novamente, mas o animador da festa chama Josh para o palco, onde garotas lascivas o envolvem em um jogo. Enciumada, Tara sai de rompante. O filme corta para o dia seguinte, Em e Skye acordam e dão por falta de Tara.

 

As amigas ficam preocupadas, mas ao mesmo tempo animadas porque Tara pode ter dormido fora para transar. Percebendo isso, Josh fica visivelmente com ciúmes. Então o filme dá um pequeno retrocesso para mostrar o que aconteceu com Tara. Ao se distanciar de Josh, ela encontra Paddy, os dois vão para a praia, nadam juntos à noite, e o rapaz seduz a jovem, acabando por transar com ela na areia. Tudo foi muito rápido e frio, muito diferente do que Tara imaginava que seria sua primeira vez. Após o sexo, Paddy anda na frente e se perde de vista. Indignada, ela resolve não ir direto para casa e encontra um grupo de amigas que a tratam super bem. As garotas acolhem Tara, e ela acaba dormindo com o grupo. No outro dia, ela reaparece no apartamento das amigas, que ficam aliviadas e principalmente a questionam onde passou à noite. Ela diz que perdeu a virgindade com Paddy, mas sem nenhuma animação no rosto.

 

No outro dia, as garotas recebem as notícias da aprovação no vestibular, mas apenas Em, que é a mais estudiosa, passou. Tara fica desanimada e questiona seu próprio futuro. Então ela tenta afogar suas mágoas nas festas e na bebida, fica mal de tanto beber, e Josh, em vez de se aproveitar dela, ajeita-a na cama para ela dormir. A minha reflexão aqui é: por que Josh, que é um cara legal e bacana, não conseguiu nada com Tara, enquanto Paddy, que é um babaca cafajeste, conseguiu transar com ela? Mas no rosto de Tara, há um claro remorso.

 

Ainda por cima, no dia seguinte, ela estava descansando, tentando dormir, e Paddy tenta transar com ela de qualquer jeito, mesmo ela dormindo. Ele estava conseguindo, mas foram atrapalhados pelos outros que chegaram. A pobre Tara começa a chorar. Aqui eu aproveito para fazer um comentário pessoal... Eu nunca fui muito bom em ficar com garotas na balada; sou melhor em locais calmos onde dá para conversar, ou melhor, na internet, no qual posso pensar antes de falar qualquer bobagem. Contudo, nos momentos que tive com uma garota, desenvolvi a seguinte "cantada": eu dizia que a nossa impressão do dia, se ele foi bom ou ruim, depende de como ele acaba. O dia pode ter sido uma porcaria, mas se acaba bem, sua impressão sobre ele será positiva. Depois que eu falava esse preâmbulo, perguntava para a garota como ela queria que o dia terminasse: bom ou ruim? Se dava certo ou não, vocês que tirem suas conclusões.

 

Mas, voltando para a história, chega o último dia de viagem, Tara se sente mais desanimada do que nunca com tudo o que aconteceu. O que era para ser a viagem dos sonhos se tornou uma grande frustração. Seu mal-estar aumenta quando ela finalmente confessa para suas amigas que Paddy, canalha, tentou fazer sexo com ela dormindo. Ela começa a chorar relembrando. As amigas correm para o aeroporto para não perder o voo, e o filme acaba.

 

No geral, o filme começou meio mal, mostrando como os jovens são idiotas ao procurar diversão, mas no final propôs uma reflexão interessante sobre a complexidade do sexo, consentimento e auto-descoberta, de uma maneira bem singela, com atuações convincentes de todos os atores. Eu gostei bastante.

Dave Le Dave II
Enviado por Dave Le Dave II em 18/01/2024
Código do texto: T7979225
Classificação de conteúdo: seguro