COMO UM ROMANCE

- Obra “Como um Romance” de Daniel Penac

Daniel Penac, o autor do livro “Como um Romance”, trata de uma questão muito conhecida dos estudantes, que em determinados momentos se vêem ‘obrigados’ a produzir relatórios sobre a leitura de algum livro.

Segundo Daniel, este é um dos motivos que fazem com que as pessoas sintam aversão à leitura.

Vivemos em um país onde o hábito da leitura é pouco cultivado, mas ainda existem alguns que na sua infância têm sede de descobertas, e o ato da leitura proporciona prazer, pois há o desejo de conhecer novos mundos, ter novas aventuras e experiências. Quando este ato de leitura passa a ser imposto, a busca por novas descobertas deixa de existir. O mesmo acontece quando nos são impostas as regras de Língua Portuguesa, tudo se torna difícil e cansativo, assim acaba-se o prazer de aprendê-las.

Segundo o autor, é necessário que o professor use de artifícios para chamar a atenção do aluno e despertar aquele desejo de aprender sem se preocupar com o fato de ter que fazer relatório, ou não, apenas pelo prazer de aventurar-se através das letras.

Para que isso se torne possível, há uma série de fatores que contribuem para esse despertamento, começando pela escolha da obra, autor, título e, é interessante dizer isto, mas a capa do livro é algo de suma importância para atrair o interesse de alguém, pela leitura.

http://hdassessoriaacademica.blogspot.com/

Hellen Dias
Enviado por Hellen Dias em 20/09/2008
Reeditado em 03/01/2011
Código do texto: T1187967
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.