A arte da estratégia _ “Pense grande, comece pequeno e cresça rápido”

Júlio, Carlos Alberto

A arte da estratégia _ “Pense grande, comece pequeno e cresça rápido” / Série PIQUE profissional _ 9ª Edição / Carlos Alberto Julio. – Rio de Janeiro: 2005.

Editora: Elsevier Editora Ltda.

Segundo livro da série PIQUE Profissional, mostra de uma forma simples e clara, as regras de estratégia que podem facilmente ser aplicadas e explicadas para todos na organização. O conteúdo faz uma revisão de algumas das principais estratégias, citando exemplos práticos de estrategistas consagrados. Segundo o autor, é possível planejar, executar e ter sucesso com fórmulas e recursos simples, totalmente aplicáveis a qualquer tipo de organização. O mesmo enfatiza que é melhor ter uma estratégia simplificada a não ter nenhuma, pois a estratégia é crucial para o direcionamento e crescimento das organizações, independentemente de seu porte.

O livro é dividido em 10 capítulos, onde cada um explica de uma forma simples o que o autor titulou como “As Dez Regras de Ouro da Estratégia” citando em cada uma delas exemplos de empresas que adotaram essa metodologia e conseguiram atingir seus objetivos, nos dias de hoje.

Na regra um, o autor enfatiza a importância de se ter um norte, saber aonde se quer chegar. Na regra dois, o mesmo deixa clara a importância de se saber onde a empresa está localizada hoje e aonde ela quer chegar, já estipulando o tempo necessário para se chegar a esse objetivo. Utiliza a matriz SWOT e a linguagem dos seis Cs. detalhando a aplicação e conceitos de cada uma delas. Na regra nº3 é abordada a necessidade de estipular metas desafiadoras, porém alcançáveis, pois é importante não se perder ou desanimar no meio do processo. Enfatiza a questão de pensar grande e começar pequeno para chegar ao objetivo almejado.

Na regra quatro, o autor aborda a necessidade de se destacar dos demais, planejando e agindo de uma forma diferente das outras empresas, pois esse fator será o diferencial a médio e longo prazo. Enfatiza a utilização dos quatro Ps estratégicos. Na regra cinco são citadas algumas técnicas de como amarrar a estratégia da empresa com ações práticas e conclui esse tema na regra n° 6 enfatizando a importância de se ter controle o tempo todo, e não somente em alguns momentos.

Na regra sete o autor faz um resumo de todas as regras anteriores deixando claro que se devem manter os pés no chão, e que para uma estratégia bem sucedida é aconselhável o controle para que sejam feitas alterações, conforme a necessidade.

Nas regras 8,9 e 10 são abordados os aspectos humanos nas organizações, a importância de haver treinamentos, de se instruir todos os colaboradores e deixá-los se sentindo donos da estratégia, assim como ter a sensibilidade de se colocar as pessoas certas nos lugares certos para que dessa forma, toda a estrutura da estratégia ideal não seja prejudicada. Deixa claro também que, as competências e habilidades necessárias para o sucesso do projeto nunca estão nas mãos de uma pessoa, pois isso seria impossível, mas presente em um grupo de pessoas que pensam, sentem e aplicam a estratégia, conscientes da missão e dos valores da organização.

A arte da estratégia trata-se de uma obra muito bem elaborada, de leitura objetiva e simplificada, onde o autor, com muita sensibilidade e eficácia, intercala os assuntos abordados de forma prática e inteligente.

Possuem citações de outras obras de autores consagrados, best-sellers e dicas de leitura para aprofundamento nos temas, o que facilita o entendimento do leitor, de uma maneira bem interessante, pois aguça o mesmo a pesquisar e se inteirar de forma bem produtiva no assunto, podendo ser levado a debates e seus direcionamentos incorporados em seu cotidiano.

Trata-se de um livro de cabeceira para empresários, acadêmicos e leitores em geral, pois sua abordagem sobre a estratégia pode se estender também para a vida pessoal. Excelente para pesquisas e serve de apoio a qualquer momento em que o leitor julgar necessário.

Carlos Alberto Júlio é professor, palestrante, escritor e executivo. Foi presidente da Polaroid do Brasil, e atualmente está à frente da Tecnisa. É autor de quatro best-sellers na área de negócios, “Superdicas Para Vender e Negociar Bem”, “A Magia dos Grandes Negociadores”, “A Arte da Estratégia” e “Reinventando Você”. Palestrante há dez anos, o mesmo integra o Ranking dos melhores palestrantes do país. A formação de Júlio inclui especializações em marketing pela Harvard Business School (Londres-Inglaterra) e pelo IMD Lausanne, Suíça.

Denilsa M. Chagas, acadêmica no curso de Gestão em Recursos Humanos _ Centro Universitário Radial (UniRadial-Estácio)

Denilsamore
Enviado por Denilsamore em 07/10/2008
Código do texto: T1216772
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.