Sobre Um Homem e o Destino

Um Homem e o Destino: Autor Joacil de Britto Pereira*: Editora Idéia/João Pessoa-Pb:146p. 2003.

Romance, do escritor paraibano, consagrado Joacil de Britto Pereira.

Uma legenda na Paraíba: cidadão de muitas lutas e embates, pelas quais revelou sua têmpera combativa e perspicaz. Sempre em quaisquer gênero literário que cultivou e qualquer causa que abraçou , se expressou com paixão e alma.

Líder nato. Da palavra e dos feitos humanos. Vasta obra memorialística, seu forte, -imortalizando fatos da aldeia - a qual serviu com inteligência, zelo e persistência.

Dr. Joacil; o múltiplo Joacil de Britto Pereira! Sendo uno, singular, inimitável. Jorra versatilidade em sua obra polissêmica. Narrativa rica e convincente de fatos aureloados de ficção, que lhe dão uma beleza e realidade sui generis.

Seguro da palavra escrita e verbal. Expressa-se em público, precisa, elegante, refinada e fluentemente. Sabe talhar, colocar a semântica requerida pelo momento, na oração proferida, com refulgência e estesia!

Este romance é uma síntese representativa de toda sua obra. Aí envolvidos de forma polivalente, torna-se uma narrativa inteligente, agradável de ler, sem no entanto constituir-se leitura simplória. Pois que o autor, detentor de vasta cultura erudita, domina a arte da palavra e possui fecunda, diamântica e serena inteligência.

Comprometido com os fatos do seu tempo- coerência e elegância de posturas. No palco da existência assumiu vários papéis, mas sempre com personalidade única, inconfundível, no brio e integridade.

Pragmático sem ser vulgar, amplas vivências memorialísticas e biográficas – o palpável e o inatingível dos acontecimentos encontram-se enfatizados neste inusitado livro.

Causídico dos mais respeitados do fórum paraibano. Transplanta sua experiência multifacetária para a ficção; neste romance revela o caos e a magnitude do conviver social nesta Paraíba heróica, neste Nordeste castigado.

Cria uma imagística especial, para retratar os quadros passados, vividos e ou observados pelo autor, com agudez de percepção. Alia neste romance, o jornalístico e o literário- deixando sua marca inconfundível de escritor, que perpetua diversas faces da memória do seu Estado.

Sua obra traz sua marca pessoal; vários conceitos e elementos. O instrutivo, o pitoresco, o conflito ontológico, a solidariedade. Grande facilidade no manejo das palavras, cujo jogo semântico embeleza capítulos e orações do livro.

Providencialmente dotado, espírito imaginativo e criador, facilita a formatação desta obra, deste intelectual multiface, sem ser intelectualizante.

Obra sobretudo humanística. Narra com muita fidelidade as pugnas sertanejas, opinando sabiamente nas entrelinhas sobre os fatos mais delicados e singulares do seu tempo. Agente ativo e passivo dos fatos históricos-estóricos vividos, durante décadas – e sempre convocado a participar pela sua autenticidade, e os fez sempre com eloqüência e paixão.

Prudente, reflexiva e inteligentemente, este humanista nordestino visualiza os fatos vertical e horizontalmente, sob pena excepcional de memorialista, de A Vida e o Tempo; [3 volumes] - aqui também romancista. Trás os tempos passados para o presente, em rica ficção, quase documentário vivo do seu povo e do seu tempo.

Por tantas e múltiplas qualidades, reconhecido pelos seus pares e também ímpares – não apenas pelo seu valor intelectual, mas sobretudo pela tessitura humana. Joacil de Brito Pereira é Um Homem com o seu Destino, cumprido com honradez e brilho das estrelas!

maria do socorro cardoso xavier
Enviado por maria do socorro cardoso xavier em 31/03/2006
Código do texto: T131786