"Wolves of Calla" / "Lobos de Calla" - unindo as pontas do maior épico do Século XXI

"Wolves of Calla" / "Lobos de Calla" é o quinto tomo da magnífica série assinada por Stephen King, um dos escritores mais populares, bem-sucedidos e produtivos do mundo na atualidade.

Como bem avisa o próprio autor na introdução a este voluma, concluído em 2002, não se deve iniciar a leitura da série por ele. "A Torre Negra" é um mesmo livro, dividido em partes por razões pessoais (como a interrupção da seqüência após o grave acidente que quase lhe custou a vida em 1999), editoriais (os últimos livros têm mais de 700 páginas!) e mercadológicas (uma vez que a ânsia dos leitores por conhecer o final da saga jamais suportaria espera maior - que o digam as cartas que King recebeu durante sua longa convalescença, pedindo em doses iguais por sua saúde e pela conclusão da história).

Primeiro livro concluído após a recuperação do autor, "Wolves of Calla" / "Lobos de Calla" é, depois de "Wizard and Glass" / "Mago e Vidro", o ajuste necessário que conecta pontas de histórias aparentemente desconexas nos capítulos anteriores. Marca também, um período de encontros, conflitos, desafios e amadurecimento dos personagens, em um desenrolar magnético de acontecimentos que ora fortalecem, ora ameaçam a unidade do ka-tet.

Ao retomar a influência confessa dos filmes de faroeste (com direito a agradecimentos a Sérgio Leone no final), King expande os limites da história - ainda um imenso caldeirão de influências culturais - ao mesmo tempo em que dá aos personagens um foco mais definido e crível. Reafirma uma cultura e uma mitologia própria, já ensaiada no volume anterior - a meu ver até agora o melhor deles. E nos clama a pedir "socorro e ajuda", como os habitantes do pequeno vilarejo de Calla, aos fantásticos Pistoleiros de sua criação.

Avançamos no khef. E queremos mais.

Renato van Wilpe Bach
Enviado por Renato van Wilpe Bach em 03/04/2006
Código do texto: T132847