Quem decide pode errar, Quem não decide já errou.

O professor Hamilton Werneck baseado no diálogo, propõe uma forma de abordar os problemas atuais: violência, liberdade, aborto, eutanásia, amor e felicidade, racismo, seitas e filosofias novas, estruturas políticas, natalidade, como de grande importância para os alunos, sem nenhuma imposição.

Segundo o autor, o educando, pode por si, tomar suas decisões livremente, uma vez que, de acordo com a proposta do livro, o estudante, no diálogo e no debate, poderá aprofundar esses temas expostos e chegar a uma decisão pessoal, ponderada e adulta.

Ele mostra ao leitor que é preciso suprimir as emoções negativas, compreendendo que os acontecimentos de suas vidas não são hostis em si mesmos, e que só marcam quando são vistos como maiores que as próprias forças essenciais.

A escola passa por uma mudança, onde repensar a educação é uma necessidade urgente, não somente para acompanhar as rápidas mudanças provocadas pelos avanços tecnológicos pela qual a sociedade vem sendo acometida, mas para responder a uma inquietação provocada pelo acúmulo destas inovações.

A obra lida propõe a construção de valores de si mesmo, de inovação no pensar de todos, onde decidindo renovar, o educador poderá errar, não porque falou, mas porque tentou.

Um livro útil aos educadores e alunos das áreas de sociologia e filosofia. Contém sugestões e práticas de trabalhos grupais. Interessante tanto para educadores, quanto para pais e universitários da área da educação.

WERNECK, Hamilton. Quem decide pode errar, Quem não decide já errou. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 4ª edição, p. 152p.