O Retrato de Dorian Gray

"O Retrato de Dorian Gray" foi o único romance do irlandes Oscar Wilde, não precisou de outro. Analisando o livro com impacialidade ignorando a repercusão da época (o livro foi considerado imoral) esse com certeza é um grande clássico da literatura inglesa e mundial.

No livro o jovem Dorian Gray tem seu quadro pintado por seu amigo Basil. O quado exerce tanto facínio em Lorde Hernry que esse vê em Dorian Gray um objeto de estudo, manipulando-o moldando com suas idéias.

A influência de Lorde Hery fez com que em um acesso de vaidade Dorian Gray pedisse que seu retrato ficasse velho poupando o seu corpo e, ainda sob inflência de Henry, Dorian parte para uma vida hedonista.

Tendo seu pedido atendido a imagem do retrato envelhesse e sofre com os pecados de Dorian Gray. A dicussão a respeito da alma humana (na figura do quadro) torna esse livro imortal e atemporal.

A necessidade de Dorian de esconder seu retrato que revelava os pecados da sua alma e a busca pelo prazer e de nova experiências a qualquer custo...

O romance de Oscar Wilde pode não ser a maior obra da humanidade, ou o livro mais importante da história, mas com certeza é um livro imortal que deve ser lido por todos pelo menos uma vez na vida.