Resenha do livro-Quando eu voltar a ser criança- de Janusz Korczac
 Por Elizete ( Eli Nascimento)



O livro quando eu voltar a ser criança, é um livro envolvente, pois relata a história de um educador que após adulto, volta a ser crianca e assim começa a passar por situações e sentir sensações que nunca imaginaria passar como adulto e que as vezes as crianças passavam e sentiam, mas pelo fato de ser adulto, não compreendia e com essa experiência de voltar a ser crinaça, começa a pensar, meditar que suas atitudes com as crianças poderiam ser diferentes.
O autor experimenta várias sensações em sua experiência , como o medo, quando foi repreendido pelo diretor, o medo quando um aluno pegou o seu caderno, a alegria de poder correr livremente sem cansar, a expectativa em saber se iria nevar ou não, etc.
Esse livro tem muito o que ensinar para os futuros educadores, pois os adultos, muitas vezes esquecem que as crianças são crianças e esquecem que um dia foram crianças.
Não só tratando-se do ambiente escolar, mas os adultos em geral não compreendem as crianças, esquecendo que elas tem imaginação, pensamentos, sentimentos, emoções...
Quantas não são as crianças que são censuradas pelos adultos!
Para quem trabalha na área da educação, este livro pode fazer o educador meditar e repensar muitas atitudes tomadas com relaçao a seus alunos e que poderiam ser diferentes, para quem ainda nao trabalha na área de educação, mas um dia ja fez estágio em alguma escola, pode ter tido a oportunidade de  ver certos professores tomando atitudes , como por exemplo , deixar um aluno com dificuldade ou rebelde  de lado, em vez de tentar procurar entender o que se passava com aquela criança.
Este livro também faz, aquelas pessoas que almejam trabalhar na área de educação,  refletirem que precisam estar preparadas para em um sala de aula, deparar-se com diversos tipos de crianças, diversas situações que com um pouco de sensibilidade e compreensão poderão ser resolvidas .

As crianças, são o futuro de nosso País, e é uma pena que muitos adultos não tenham sensibilidade para poder compreendê-las, ajudá-las, ampará-las, prepara-las.
Se um adulto tivesse pelo menos a sensibilidade, a criatividade, o sonho das crianças, o nosso mundo poderia ser melhor.
Esse livro nos faz enxergar o mundo e as crianças de outra forma, pois na verdade, nos faz refletir que o adulto que não tiver um pouquinho da alegria , da liberdade, da energia, às vezes o sonho de uma criança, realmente é um adulto infeliz.
Nao podemos hoje, voltar a ser criança, mas podemos relembrar de muitas coisas que aconteceram em nossa vida quando éramos crianças, as experiências boas e ruins, pois assim, poderemos perceber e compreender que um dia fomos uma criança e que as crianças são crianças, o problema não são elas e sim os adultos que não a compreeendem.


Elizete (Eli Nascimento)


Elizete Nascimento
Enviado por Elizete Nascimento em 09/05/2006
Reeditado em 22/01/2012
Código do texto: T152822
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.