O RIO E SEU SEGREDO

 

               Eu gostaria que isso fosse uma resenha, mas ainda não sei se saberei ‘resenhar’ este livro: “O Rio e Seu Segredo”. Livro que caiu em minhas mãos por acaso e conta a história de Zhu Xiao-Mei, jovem chinesa que precisou enfrentar o regime chinês para fazer o que mais gostava – tocar piano. 

               No auge da Revolução Cultural ela tinha 20 anos e viu seu sonho de se tornar pianista ser interrompido. Durante sua longa estadia num campo de reeducação a jovem pianista recebe, de sua mãe, um piano, ao lado de outros colegas realiza um emocionante concerto. Para a sorte deles o temido diretor do campo não reconhece as obras de Tchaikovski, Dvorak ou Rachmaninoff — proibidos junto com toda música ocidental.

               Naquele momento ela começa sua luta para retomar uma carreira interrompida, percurso que a levará a Hong Kong, Los Angeles, Boston e Paris. Perdida na cultura ocidental ela encontra refúgio nas obras-primas de Johann Sebastian Bach, as Variações Goldberg  que curiosamente abrem a porta à obra do pensador chinês Lao Tse, censurada pela China maoísta. É interessante como o filme Fernão Capelo Gaivota vai exercer grande influencia em sua vida – não vi o filme, mas li e adorei este livro. 

               Através de seu relato é possível perceber o que a Revolução Cultural, que durou de 1966 a 1976, fez com toda uma geração na China. Podou sonhos. Enterrou talentos. Zhu Xiao-Mei foi uma das poucas que não desistiram do sonho de desenvolver seu talento. A pianista passa anos batalhando e estudando nos Estados Unidos e na França. A Disneylândia, as mansões a banalização da música clássica agridem seu universo. 

               Através de Bach e das dificuldades que enfrenta, Xiao-Mei começa a entender sua própria identidade cultural e, por fim, o pensamento de Lao Tse: “A bondade suprema é como a água, que tudo favorece e com nada rivaliza”, ajudam esta chinesa a construir seu próprio universo. O aprendizado e a perseverança culminam com seu primeiro concerto profissional, em Paris  aos 40 anos de idade. 

               É desta trajetória dramática que surge O Rio e seu Segredo, relato verídico e emocionante de um encontro entre leste e oeste, passado e presente, música e filosofia. Uma história que nos faz acreditar na força e determinação dos sonhos. Creio que foi por isso que gostei tanto. 
 
 

N.A:   Peço desculpas aos resenhistas por ousar chamar isto de resenha, estou treinando, quem sabe eu aprendo com Bernard e MOlímpia (que tem um jeito peculiar de resenhar) que me fascinam com suas resenhas, entre outros?




Ângela M Rodrigues O P Gurgel
Enviado por Ângela M Rodrigues O P Gurgel em 28/06/2009
Reeditado em 28/06/2009
Código do texto: T1671336
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.