DOS CONFLITOS PENITENCIÁRIOS AO CREPÚSCULO...

                        (Um Apaixonante Passeio Antropológico)*
 
 
                        Li, recentemente dois livros: Conflitos e Violência no Universo Penitenciário Brasileiro (Tese de Mestrado) - Ed. Sulina-Edições UERN e Crepúsculo Antropológico (Ganhador do Prêmio Rota Batida na categoria Trabalhos Acadêmicos)Coleção Mossoroense, ambos de Dr. Vanderlan Francisco da Silva.
 
                        A leitura do primeiro é mais densa e pode sugerir uma certa dificuldade, mas o surpreendente é que o autor nos coloca no universo da violência de uma forma leve, sem ser superficial, suave, sem deixar de lidar com os conflitos inerentes ao tema.
 
                        Este livro é resultado de uma pesquisa realizada na penitenciária Serrotão, em Campina Grande – Pb. A leitura é, o tempo todo, um convite ao redescobrimento de um universo tão presente e ao mesmo tempo tão distante de nossos dias. Na orelha do livro somos convidados a “perceber o universo penitenciário para além da marginalidade, da invisibilidade e do silencio com os quais tratamos freqüentemente esse mundo e principalmente seus atores maiores: os presos,”.
 
                        Ao longo da leitura este universo nos é apresentado por um olhar criterioso, responsável, que nos convida a sair da comodidade dos conceitos pré-estabelecidos e partir em busca de novos olhares, novas leituras sobre o universo habitado por criminosos que,  através do olhar plural e científico do autor, nos são apresentados não como anjos ou demônios, apenas como pessoas que cumprem pena pelos crimes cometidos. 

                         Pessoas com sonhos, medos, inquietações, coragem, dúvidas. Seres que nos ajudam a compreender as várias faces deste complexo universo humano, escondido atrás de grades e silêncios que explodem em rebeliões, repressões que geram mais violência; conflitos que se sustentam em fios de tensões, quase palpável a quem ousa chegar mais perto de suas realidades.

 
                        Em Crepúsculo Antroplógico a leitura é mais suave. Composto por uma coleção de textos, ensaios escritos durante a graduação. A leitura é um verdadeiro mergulho no pensamento de grandes pensadores como Malinowski, Marcel Mauss, Margareteth Mead, L. Morgan, Levi-Strauss, DaMata, entre outros.
 
                        Esse universo é apresentado, não de forma acadêmica, seca, na fria linguagem da ciência, mas numa linguagem apaixonante, que fascina do primeiro ao último capítulo. Mesmo quem não tem interesse em Antropologia deixa-se contagiar pela exposição lúcida e detalhada de cada tema apresentado. Uma leitura para quem gosta de mergulhar no universo fascinante do ser humano. Obrigatória para quem busca conhecer a si mesmo e ao outro. 

                       Na contra-capa você tem uma pequena amostra do que lhe espera e já embarca seguro de uma leitura agradável e transformadora: "O grande esforço da ciência da alteridade consiste em olhar o outro e procurar entendê-lo não apenas a partir dos valores da sociedade ocidental, (...). Esta é a grande missão científica e política da Antropologia Social (...) fazer brilhar o olho do pesquisador social quando 'desvela' o véu que encobre a beleza mais sublime de um grupo social distante".

 
                        
 
                         
*Mais uma tentativa de resenha.
 
 
Ângela M Rodrigues O P Gurgel
Enviado por Ângela M Rodrigues O P Gurgel em 01/07/2009
Reeditado em 04/07/2009
Código do texto: T1676569
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.