O ALTAR

O ALTAR

__________________________________________________________

LINHARES, JORGE. “O Altar”. 3ª. ed. Belo Horizonte: Getsêmani, 2004.

Resenhado por Maricília Lopes

O objetivo do autor, neste livro, é o estudo dos sentidos significativos relacionados ao altar de Deus, levando o leitor à reflexão, permitindo uma análise individual em busca da santificação do corpo e da alma.

No Antigo Testamento, o altar do holocausto era o local em que se ofereciam sacrifícios a Deus, simbolizando a cruz do Calvário, lugar onde Cristo foi crucificado; o altar de incenso, que ficava no Santo Lugar, no Tabernáculo (santuário) representa a intercessão de Cristo na glória.

O livro está constituído de seis capítulos, mostrando ao leitor, num movimento direcionado, as possibilidades de construção e manutenção do altar santificado, conforme as Escrituras Sagradas.

No primeiro capítulo: A sentença, Linhares faz comentários sobre o ministério do profeta Malaquias, num propósito de estabelecer o peso da palavra do Senhor, pois “Malaquias” tem o significado de “mensageiro de Jeová” visando uma melhor compreensão da vontade do Pai.

No segundo capítulo: O joio e o trigo, o autor enfoca a necessidade de colocar Deus em primeiro lugar e honrá-lo em todas as circunstâncias. Cabe salientar, aqui, que o autor dará ênfase a questão do joio e do trigo.

No terceiro capítulo: O decote caiu..., Linhares mostra a questão da imoralidade; segue, reforçando a essência de Deus.

No quarto capítulo: Um altar no lar, o autor dá ênfase a questão relacionada ao casamento, ainda citando o profeta Malaquias.

O quinto capítulo: Um altar nas finanças, tem o propósito de explicar a passagem bíblica acerca de dízimos e ofertas.

No sexto capítulo: Restaurando o altar, Linhares comenta sobre o que é o altar em ruínas e como fazer a reparação dele.

A caminhada do autor examinou a construção do altar, a sua restauração, a atenção voltada para Jesus, a oração, atitudes, fidelidade à Deus, resistência ao diabo, o temor a Deus; Linhares analisou a questão do altar e sua estrutura, valendo-se de exemplos diários e apresentando comentários sobre eles, seguindo a proposta da palavra de Deus nas Escrituras.

Amados, cabe fazer uma observação sobre o significado de altar, segundo a Bíblia:

O Tabernáculo era um ‘santuário’, composto por várias peças sagradas – a Arca da Aliança que simboliza a justiça e a presença de Deus; o Candelabro que representa Cristo como “a luz do mundo”; a Mesa dos Pães, que simboliza a Cristo “o pão da vida”; o Lavatório, que representa a purificação e o início da santificação, o Altar do Incenso que representa a intercessão de Cristo na glória; o Altar do Holocausto, que simboliza a cruz do Calvário, lugar onde Cristo foi crucificado. O Tabernáculo era o lugar onde Deus concedia o perdão dos pecados mediante um sacrifício vicário. Esses sacrifícios tipificavam o perfeito sacrifício de Jesus Cristo na cruz pelos pecados da raça humana.

Em Hebreus 9: 11 a 14, a confirmação pela Palavra:

“Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.

Porque, se o sangue dos touros e bodes e a cinza de uma novilha, esparzida sobre os imundos, os santificam, quanto à purificação da carne, quanto mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará a vossa consciência das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?”

Altar era uma mesa feita de madeira, terra ou pedras, sobre a qual se ofereciam os SACRIFÍCIOS - Altar dos holocaustos - o lugar onde os animais eram imolados em sacrifício para fazer expiação.

“Um altar de terra me farás e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas e os teus bois; em todo lugar onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti e te abençoarei.” Ex 20:24

“... e as queimarás sobre o altar; é holocausto para o Senhor, de agradável aroma, oferta queimada ao Senhor.” Êxodo 29:25

“Este será o holocausto contínuo por vossas gerações, à porta da tenda da congregação, perante o Senhor, onde vos encontrarei, para falar contigo ali.” Ex 29:42

“Farás também um altar para queimares nele o incenso;...” Ex 30:1

A queima do incenso simbolizava a contínua adoração e orações do povo de Deus.

(A Bíblia Sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2ª. Ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1996)

Maricília Lopes Silva
Enviado por Maricília Lopes Silva em 07/08/2009
Reeditado em 27/01/2011
Código do texto: T1740749
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.