Amores em Alguém

"Eu faço e farei tantas coisas...

São vontades que me acompanham sempre,

Onde todas elas, em seu tempo, me surprendem (..)" página 85

O jivem FÁBIO CASSIANO em seu primeiro livro, AMORES EM ALGUÉM, nos apresenta sua visão de mundo, numa simplicidade cativante, de versos que expressam sentimentos, valores que ressoam tão realistas quando metáforicos.

Portador de distrofia muscular de duchenne, doença que degenera o tecido muscular, Fábio aprendeu a valorizar todas as pequenas coisas que passam despercebidas para a maioria das pessoas. A simples tarefa de segurar um copo e de andar são desafios que ele enfrenta desde que passou a usar cadeira de rodas. Masa doença não o desanimou, fortaleceu. Sempre buscou ter uma vida praticamente normal, e tanto que conseguiu entrar recentemente na faculdade.

Apresento assim ao publico leitor, esse pequeno grande livro, cujas poesias, agrupadas em três capítulos - Amores em alguém, O tempo que existe em nós e Eu, poeta - podem ser comparadas com um Manuel Bandeira pela abordagem tocante, para não dizermarcante.

Este livro é a concretização de um sonho, mas também uma conquista de etapas. Uma declaração de força para seguir em frente e capaz de energizar quem conhece sua história. Fábio encontra no meio narrativo poético uma forma de se portar diante do mundo e continuar lutando. Atualmente cursa propaganda e marketing, outra de suas paixões, além de escrever, cantar e compor músicas. “Ao longo da minha vida, sempre gostei de redação e tive facilidade em escrever textos, mas foi em dezembro de 2003 que escrevi minha primeira poesia e meu primeiro rap. Em 2004 escrevi mais algumas. Já em meados de 2005 comecei a escrever com bastante frequência, conseguindo chegar à marca de 22 poesias, a maioria delas românticas”.

Amores em Alguém é a estréia promissora de um jovem que também é exemplo de garra, nascida de uma história comovente de superação, que nos ensina que é possível transformar tudo com criatividade. Essa é sua autorrealização, acompanhada de um lirismo acentuado que versa diretamente a um amor - quem sabe platônico - como na poesia Meu melhor pensamento.

São poesias que por vezes ressoam imagens de sóis, praias, sereias, oceanos e ilhas paradisíacas, como em Beleza das águas e Segredo dos mares. Ou se metamorfoseia num beija-flor que se encanta com as árvores mais coloridas e raras em O Vôo do beija-flor. Já em Indecisão e Sob o efeito do amor, Fábio expõe suas dúvidas, incertezas e ansiedades, típicas da juventude, e aqui filtradas pela sensibilidade aguçada deste poeta. Todas direcionadas para um único ângulo – a paixão.

Vale a pena conferir, uma ode ao amor Aliás, como ele diz nos versos de Viver na alegria e na tristeza, A vida não é mole não, Às vezes nos prega peças e desafios, Mas, se vivida com o coração... Palavras simples e apaixonantes sobre a arte de viver e seus percalços que, como Fábio Cassiano nos ensina, sempre é possível adocicar a vida.

Livro: Amores em Alguém

Editora: Faro Editorial

Autor: Fábio Cassiano

Páginas: 112

Preço: R$ 19,90

Cadorno Teles
Enviado por Cadorno Teles em 19/08/2009
Código do texto: T1763106
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.