Construindo certo

LINHARES, JORGE.“Construindo certo”. 2ª. ed. Belo Horizonte: Getsêmani, 2002.

__________________________________________________________

Resenhado por Maricília Lopes

Antes de comentar sobre o objetivo do livro, algumas definições básicas sobre:

NAMORO> sm. 1. Ato de namorar. 2. Relação de interesse amoroso recíproco.

NOIVADO> sm. 1. Compromisso de casamento; esponsais. 2. O período de tempo entre esse compromisso e as núpcias.

CASAMENTO> sm. 1. União solene entre duas pessoas de sexos diferentes, com legitimação religiosa e/ou civil; núpcias. 2. A cerimônia dessa união. 3. A relação entre duas pessoas que se casam, que formam família reconhecida como legítima pela sociedade. 4. (Fig.) Aliança, união.

O objetivo do autor, neste livro, é o estudo dos relacionamentos significativos quanto ao namoro, noivado e casamento, segundo a Palavra de Deus.

Para tal evento, enfoca o objetivo da análise, a partir de princípios depreendidos dos ensinamentos de Deus para as questões atuais como valores morais ‘fora de moda’, a sensualidade, o homossexualismo, o sexo livre, virgindade, produção independente de filhos.

O livro está constituído de cinco capítulos, mostrando ao leitor, num movimento direcionado, as possibilidades de formação matrimonial desde a fase do namoro, conforme as Escrituras Sagradas.

No primeiro capítulo: Lançando a base, Linhares faz comentários sobre a benção e a maldição dadas em Deuteronômio 11: 26 a 28 sobre o cumprimento dos mandamentos do Senhor; o homem prudente edifica a casa sobre um alicerce firme, lança a boa base, sólida: casamento feliz.

No segundo capítulo: Mãos limpas e coração puro, o autor mostra a situação dos jovens em relação à amizade, à pureza, ao respeito, ao encantamento do namoro. “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra”, escrito em Salmos 119: 9.

No terceiro capítulo: Perto de Deus, Linhares expõe os moldes do namoro que segue os princípios recomendados por Deus, iniciando pela escolha da parceira, a idade ideal para namorar, a pureza na relação e a importância vital da oração no relacionamento amoroso.

No capítulo quatro: O noivado, o autor explica a mudança de fase, do namoro (união espiritual) para o noivado (união mental) e o planejamento do casamento.

No quinto capítulo: O casamento, Linhares enfatiza a união dos corpos como ‘prazer pleno’, a importância da aliança, a esposa sábia e ajudadora, o trato do marido à esposa, a interação do casal.

Temos, então, um livro que revela o posicionamento sagrado da instituição denominada casamento e que constitui uma contribuição para uma união estável e duradoura no relacionamento matrimonial, nos aspectos espiritual, mental e carnal, conforme a Palavra de Deus.

Maricília Lopes Silva
Enviado por Maricília Lopes Silva em 25/08/2009
Reeditado em 10/01/2012
Código do texto: T1772875
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.