LIVRO A CASA DA PALMEIRA DE LÚCIA NAVARRO BRAGA

LANÇAMENTO DO LIVRO DA DEPUTADA LÚCIA NAVARRO BRAGA:

17-09-2009

POR: maria do socorro cardoso xavier

Ocorreu na noite do dia 17 de setembro de 2009 no salão nobre do Tribunal de Justiça da cidade de João Pessoa na Paraíba o lançamento do livro A CASA DA PALMEIRA, de autoria da ex-deputada federal Lúcia Navarro Braga. Orelha escrita pelo grande cronista e acadêmico Gonzaga Rodrigues. Trata-se de um livro de memória, reminiscências que remontam a infância, adolescência e juventude com detalhes, fotografias da época. São 325 páginas de sentimento, emoção da trajetória pretérita, da senhora, mãe e política, das mais queridas da cidade de João Pessoa, pelo que ela realizou enquanto Primeira Dama na Funsat órgão que criou quando do mandato do seu marido, ex-governador da Paraíba, Wilson Leite Braga. Lúcia Navarro Braga com formação universitária em Serviço Social sempre procurou nas suas ações parlamentares valorizar o humano-social. Sensível às carências do excluídos da sociedade, sempre e muito fez em prol desta camada sofrida da sociedade na cidade de João Pessoa. Lúcia Navarro Braga a líder política que se fez escritora.

Na sua fala de agradecimento aquele momento de lançamento do livro frisou que sua obra não se trata de uma obra literária no sentido amplo do termo, mas de um registro de reminiscências e como tal inclui-se alegrias, decepções e marcas profundas de tudo que passou. Moça de classe média pobre da cidade de João Pessoa, não obstante de família bem dotada intelectualmente, de antecedentes ilustres paterno e materno, seu avô desembargador Vasco de Toledo, centro de suas reminiscências na Casa da Palmeira, seu pai Juiz de Direito João Navarro Filho, tio do liberal e ex-governador do Estado, Antenor Navarro, portanto de facções ideológicas divergentes. Família de princípios morais elevados. Contexto político-ideológico levou sua família sofrer abalos, mas Lúcia Navarro Braga nunca desistiu dos seus sonhos, sempre uma mulher cheia de ternura e solidariedade. Teve grandes amigas de juventude, dos idos do colégio. Uma delas a professora universitária Yolanda Fernandes Mendes a autora do prefácio do seu livro, usou da tribuna e atestou s qualidades de Lúcia Braga. Ana Maria Leal que trabalhou com a autora do livro na Funsat fez a apresentação do livro caracterizando a autora e o período em que trabalharam juntas. Usou da tribuna com singularidade a dezembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcante, esposa do Governador José Maranhão.

Lúcia Braga estava rodeada dos seus familiares, marido ex-deputado federal e ex-governador da Paraíba Wilson Braga, sua filha Patrícia, enfim todos que pertence ao seu núcleo familiar.

O evento contou com a presença de representativos membros do Judiciário, tais quais Dezembargadores Leôncio Teixeira Câmara, Luiz Sílvio Ramalho Filho, Júlio Aurélio Coutinho, Júlio Paulo Neto, Joaz de Brito Filho, Antonio Queiroga, Genésio Gomes, Coriolando Dias de Sá, Juiz eleitoral Nilo Ramalho e outros que não conheço.

Do mundo político estavam presentes Deputado Assis Camelo, Dorgival Terceiro Neto, Jonas Leite Chaves, Valdir Santos Lima, Iraê Lucena, Olenka Maranhão, Benjamin Maranhão, Álvaro Gaudêncio Neto e outros.

Do mundo intelectual estavam presentes entre outros: acadêmico Juarez Farias, historiador Humberto Cavalcante Mello, escritora Irene Dias Cavalcante, acadêmico Gonzaga Rodrigues, escritor Marcos Cavalcante de Albuquerque, professor universitário e presidente da Aduf Yedo Fontes. Poetas: Alice de Toledo, Berenice Paulo Neto, Paulo Abrantes (estava com sua esposa Ana Rosa- filha do poeta falecido, meu querido amigo Raul Pereira Monteiro), Conceição Imperiano, Socorro Ribeiro e eu autora desta singela crônica Maria do Socorro Cardoso Xavier.

Jornalistas: Nelson Coelho- representando o Jornal União; Otinaldo Lourenço, Astrid Baker, Padre Albeny e outros. Psicóloga renomada Auristela Teixeira de Carvalho; executivo renomado Luizmar Rezende; socióloga Arlenilde Correia de Aguiar ouvidora pública da Assembléia Legislativa da Paraíba; Hosana Amaral da Rocha do Clube Amigas para Sempre.

Não conhecendo todos os presentes, desculpe-me as omissões nominais.

Foi servido farto coquetel com noite de autógrafos. A Imprensa televisada e radiofônica estava dando cobertura ao evento.

maria do socorro cardoso xavier
Enviado por maria do socorro cardoso xavier em 18/09/2009
Reeditado em 18/09/2009
Código do texto: T1817438