A Técnica e a Arte do Conto

A TÉCNICA E A ARTE DO CONTO

Escrever, assim como muitas outras atividades humanas - cozinhar, pintar, tocar um instrumento musical -, pressupõe técnica e arte no seu fazer.

Excepcionalmente, vamos encontrar cozinheiros, pintores, músicos (escritores também), tão geniais e com tamanha habilidade que, sem um período anterior, formal, consistente, de aprendizagem básica de suas atividades, produzem obras expressivas que encantam a todos e se tornam perenes.

A regra, porém, para a maioria de nós, é primeiro aprender os fundamentos de uma destas atividades e, em seguida, com muita vontade, esforço e dedicação, passar a produzir alguma coisa comum, depois significativa e, então, até mesmo eventualmente extraordinária.

Escrever um conto envolve mais do que simplesmente criar uma estória com início, meio e fim - precisamos dominar os vários elementos da técnica e da arte de sua escrita com tempo, criatividade e prática.

Escrever, num amplo sentido, é de início um ato de coragem, porque escrevendo mostramos nossa identidade, desnudando, querendo ou não, nossas emoções, nossas verdades, nossas ambições.

É um ato de esperança em alcançar um sentido, um significado, uma determinada ordem no caos da vida e do mundo.

É um ato de transcedência, porque todo escritor aspira eternizar-se através de sua obra.

E é mais do que um gozo - um puro ato de prazer, de celebração, de completude.

Na prosa, nada como o conto, tanto para o autor quanto para o leitor, como uma forma poderosa, rápida, simples, mas nem por isso a mais fácil de se escrever e de ser ler uma boa estória.

Vamos aprender juntos como escrever um conto?

-------------------------------------------------------------------

Esta é o texto da contra-capa do livro A técnica e a arte do conto editado por www.fundac.org.br editado em outubro de 2009.

Meu e.mail para contato sobre a aquisição do livro: carlosvieira0012004@msn.com

Endereço do site do serviço de neuropsiquiatria (IN-NEUPS) do HOSPITAL SÃO LUCAS DE CORONEL FABRICIANO

www.institutoneuropsiquiatria.com.br

CARLOS VIEIRA
Enviado por CARLOS VIEIRA em 19/11/2009
Reeditado em 19/11/2009
Código do texto: T1932069