A relação entre professor e aluno

Livro

"A relação entre professor e aluno: um olhar interdisciplinar sobre o conteúdo e a dimensão humana". Rio de Janeiro: WAK Editora, 2009, 148p., sob a organização de Sérgio Simka & Ítalo Meneghetti.*

SINOPSE

Este livro (com um capítulo de minha autoria, veja abaixo) apresenta o desafio de olhar a educação do século XXI sob uma perspectiva humana e, ao mesmo tempo, interdisciplinar. Para tanto, os organizadores convidaram, para dar cabo dessa complexa tarefa, nada menos que experientes professores cujas abordagens e reflexões põem em xeque o tecnicismo limitador e práticas pedagógicas ultrapassadas, ao evidenciar que a educação considerada tradicional tornou-se obsoleta e insuficiente, na Era do Conhecimento.

A educação, inserida na pós-modernidade, conclama que professores assumam uma postura mais humanizadora e menos burocrática, mais comprometedora e menos dogmática, diante da razão de seu exercício docente: o aluno. Ao enxergá-lo como alguém disposto ao diálogo, à interação, e não ao confronto, à dissimulação, como se tem visto atualmente, o profissional revela a plenitude de seu fazer pedagógico e merece, por esse motivo e com legítima razão, ser chamado de educador – eis a bandeira de A Relação entre Professor e Aluno.

SUMÁRIO

Apresentação, 7

"Relação entre professor e aluno, a busca do elemento humano", 9

Por Eliana Regina Palomares. Mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Mackenzie. Professora universitária em São Paulo.

"Nove percursos interativos no espaço acadêmico: deslocamentos lúdicos e teóricos para outras realidades práticas", 15

Por Ítalo Meneghetti. Ítalo Meneghetti é Ítalo Meneghetti Filho, doutorando em Ciência da Literatura (Teoria Literária) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura, da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisador com bolsa de doutorado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Mestre em Ciência da Literatura (Teoria Literária) pela UFRJ. Especialista em Planejamento Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Bacharel em Filosofia pela UFRJ. Oceanógrafo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor universitário desde 1989. Atualmente é professor titular de Teoria Literária e Literatura Brasileira das Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP) e consultor autônomo na interface cultura e ambiente.

"Ensino e aprendizado como arte e técnica do diálogo: três inquietações para colóquios éticos na academia do século XXI" , 33

Por J. A. Ramos. É graduado em Letras e Ciências Contábeis, com larga experiência de sala de aula, sempre autodidata, soube construir os seus próprios rumos na aquisição de conhecimentos, chegando ao pesquisador que é com vários livros escritos na área do ensino de Letras. Atualmente desenvolve tese em história da literatura brasileira, para obtenção de livre-docência ou doutorado direto. Poeta e escritor desde antes, participou de vários concursos literários, escreveu diversos trabalhos e antologias publicadas. É juiz de paz concursado e trabalha também concursado, na Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires, SP, lotado na Gerência de Cultura.

"Formação do professor para lecionar Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio no Estado de São Paulo: uma reflexão das relações entre professor e aluno e entre conteúdo e dimensão humana", 43

Por Marcelo Dias Pereira. Mestre profissional em ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Especialista em Educação Matemática pelo Centro Universitário Nove de Julho (UNINOVE). Especialista em Psicopedagogia e licenciado em Ciências, com habilitação em Matemática pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Professor e coordenador do curso de licenciatura em Matemática das Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP) e professor dos cursos de Pedagogia e Ciências Contábeis da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Endereço eletrônico:

"Tarefas atuais da Educação", 59

Por Márcio Magalhães Fontoura. Possui graduação em Filosofia pelo Centro Universitário UniFAI (1991), graduação em Pedagogia pela Universidade do Grande ABC (1998), graduação em Teologia pelo Centro Universitário Assunção (2006), mestrado em Administração (ênfase em gestão educacional) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Professor em diversos cursos de graduação e pós-graduação. Foi coordenador pedagógico na Educação Básica e no Ensino Superior, foi vice-diretor na Educação Básica, foi diretor do Instituto Superior de Educação da Faculdade Editora Nacional. Foi vice-diretor geral acadêmico da FAENAC – Faculdade Editora Nacional (jan/2005 – ago/2006), foi diretor geral da mesma Instituição (ago/2006 – dez/2008). Atualmente é vice-reitor acadêmico da Universidade do Grande ABC. Articulista em jornais do Grande ABC na área da Educação, membro do Banco de Avaliadores do Sinaes (BASIs), na condição de Avaliador Institucional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Acadêmica.

"O sentido do ensinar e do aprender História e Geografia", 79

Por Rosely Marchetti Honório. É graduada em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1983) e mestre em Educação na área de Didática do Ensino de História pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2001). Atualmente trabalha na Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo como coordenadora do projeto de visita monitorada do Parque Municipal de Vila Prudente. Tem experiência como coordenadora do Serviço Educativo do Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e como professora de História em escolas da rede pública e privada de ensino e da disciplina Conteúdo e Metodologia de História e Geografia no curso superior de formação de professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental da UniABC – Universidade do Grande ABC, em Santo André (SP).

"Professor: o que você vai deixar na memória dos seus alunos?", 87

Por Sérgio Simka. Mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Fundador e coordenador do Grupo de Escritores da Universidade do Grande ABC (UniABC). Professor e coordenador do curso de Letras das Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Possui dezenas de livros publicados, entre os quais Português não é um bicho-de-sete-cabeças (Ciência Moderna, 2008), Crase não é um bicho-de-sete-cabeças (Ciência Moderna, 2009) e Contos (para ler) na universidade (Iglu, 2009). Seu site: www.sergiosimka.com.

"A dimensão humana da educação na busca de superação das limitações tecnicistas", 99

Por Telma Aparecida Mafra. Mestre e doutora em Literatura Portuguesa, pela Universidade de São Paulo (USP). Líder de pesquisa, no GEPHILIS – Grupo de estudos e pesquisas histórico-linguístico-sociais, pela Universidade do Grande ABC (UniABC). Coordenadora do curso de Letras e coordenadora de Pós-Graduação em Literatura, na UniABC. Professora das disciplinas de Literatura Brasileira e de Oficina de Leitura e de Análise Literária na Universidade do Grande ABC. É organizadora do livro Comunicação e Discurso (Iglu, 2008).

"A dor que cura", 113

Por Teuler de Oliveira Reis. Psicólogo, psicanalista, pós-graduado em temas filosóficos pela UFMG. Autor da Coleção de Empreendedorismo e Ética da Rede Pitágoras. Consultor Familiar – Palestrante – site: www.teulerreis.com

"Relação entre professor e aluno: para além do embrutecimento", 127

Por Wilson Correia. É filósofo (UCG), psicopedagogo (UFG), mestre em Educação (UFU) e doutor em Filosofia da Educação (Unicamp). É adjunto na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Universitário de Arraias. Tem inúmeros artigos científicos publicados e diversas participações em congressos nacionais e internacionais na área de Filosofia e Educação. É autor dos livros TCC não é um bicho-de-sete-cabeças (Ciência Moderna, 2009) e Saber ensinar (EPU, 2006). Endereço eletrônico: correia.wilson@yahoo.com.br.

__________

* Informações fornecidas pela Editora WAK.

Imagem: divulgação.

Este conteúdo, com imagem e link para acesso à Editora WAK, também pode ser encontrado no meu blog FiloEducação: http://filoeducacao.blogspot.com/