O que é educação

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1981. – (Coleção primeiros passos; 20). 116 p.

Neste livro Carlos Rodrigues Brandão procura discutir de forma neutra o que seria a educação, no qual faz várias ressalvas e questionamentos, colocando contextos históricos, culturais, sociais e políticos. Coloca que a educação está em todos os lugares, nas quais não existem formas únicas ou lugares apropriados para se aprender e a ensinar, e os professores não são os únicos praticantes. Inclusive, que muitas das vezes ela é usada como meio de domínio.

O Autor dividiu a supracitada obra em 9 capítulos, com um total de 116 páginas, no qual tem uma opinião crítica definida.

A educação está em todos os ambientes e no ensino de todos os saberes. Não existe um modelo de educação específico, não é a escola o único lugar onde ela ocorre e nem o professor o seu único propagador. São várias as educações e cada uma atende a sociedade em que ocorre, pois é a forma de reprodução dos saberes que compõe uma cultura, desse modo, a educação de uma sociedade tem identidades e peculiaridades próprias.

Brandão faz uma viagem aos diversos momentos da história e analisando-os e procurando definir a educação, sua origem, e seus desfechos em diferentes e situações e utilizando-se de vários autores, coloca como um dos pontos fracos os seus agentes, uma vez que, eles tendo consciência ou não, acabam reproduzindo ideologias que atendem a certos grupos da sociedade; cita alguns pontos positivos; e que em algumas situações a educação é usada como meio de dominação por quem está no poder.

Portanto, para o autor a “Educação é um dos principais meios de realização de mudança social ou, pelo menos um dos recursos de adaptações das pessoas, em um mundo em mudança.”, que atualmente pode até ser vista como um investimento, porém ela ainda permanece provocando desigualdades.

Há artigos, livros e estudos especializados em pedagogia e áreas correlatas, mas poucos livros que tratem do assunto de forma tão coesa e de fácil entendimento. Neste livro, professores e universitários em geral terão uma boa noção sobre o que é educação e seu aspecto histórico. Ficando a indicação para estudantes acadêmicos de todas as áreas, principalmente para os de licenciaturas, pedagogia e os voltados aos seguimentos da educação.

Carlos Rodrigues Brandão nasceu no Rio de Janeiro. Formou-se em psicologia pela PUC, tornou-se antropólogo, por cursos realizados na UnB e na USP. É professor universitário, deu aulas na UnB, na UFG e UNICAMP. Pesquisador e autor de vários livros, dentre eles os publicados pela Brasiliense: Os Deuses do povo – Uma introdução às religiões; Diário de Campo – Antropologia como Alegoria; Educação como Cultura; Educação Popular; Identidade e Etnia; Pesquisa Participante; A Questão Política da Educação Popular; Repensando a Pesquisa Participativa e pela coleção Primeiros Passos; O que é Educação; O que é Folclore e O que é Método Paulo Freire.