Contribuições de Gardner " Pesquisa"
Gardner nos remete que a mente apresenta diferentes facetas e separadas da cognição e cada ser desenvolve capacidades importantes para o seu modo de vida, e trás em si a existência da pluralidade do intelecto.
Se percebe que há modelos, que precisam de ressignificados para ele. A educação brasileira necessita de um olhar mais crítico, com a missão de melhorar. O conhecimento por si só, não levará à formação profissional que se necessita para enfrentrar os desafios do mundo contemporâneo. Afirma que a essência do processo ensino aprendizagem está na articulação, na operacionalização e na contextualização construídos e vividos na prática.
O saber, precisa ser vivificado e desenvolvido dentro das capacidades de saber, saber fazer e saber ser, processos adormecidos muitas vezes no ser humano, que a capacidade de enxergar o “Bom, o belo e o verdadeiro” ficam distantes dos princípios básicos da formação.
O desenvolvimento da inteligência permite sentir e examinar a importância da sensibilidade, não negando com o passar dos tempos o que foi vivido, vislumbrado pelo “Bom, o belo e o verdadeiro” constituindo um desafio para a Gestão Educacional.
As considerações de Gardner nos traz questionamentos bem pertinentes quanto aos valores que damos as coisas, sendo muitas vezes despercebidas com as mudanças sociais e que muito nos fortalece no saber, e que a questão interdisciplinar se constitui num permanente desafio.