Trabalho em Equipe
Trabalho em Equipe
O autor aborda o trabalho em equipe avaliado a partir dela mesma. Transmite orientações para que sua contribuição se torne crescente, seja em âmbito de parceria, ou de liderança. Explana a convivência das equipes com erros e acertos e as habilidades de líder para equilibrar diferentes situações.
Inicialmente foi feito um paralelo ente equipe e grupo:
Equipe – Quando existe um objetivo comum e só pode ser atingido pelo esforço conjunto de todos, com altos níveis de interação, provendo a colaboração e cooperação bem-sucedida.
Ex: Setor de uma empresa
Grupo – Pessoas que compartilham o mesmo escritório, almoçam juntas, onde cada um possui um papel definido, um objetivo concreto e mensurável, existe uma competição visível, e existe um técnico.
Ex: Time de futebol.
Seguindo com a explicação o autor diz que, muitas vezes, em uma equipe os integrantes não sabem bem o que devem fazer, os objetivos não são claros, há competição dentro e fora da equipe, e esta acaba ficando entregue a própria sorte.
A equipe de alto desempenho é aquela que alcança suas metas através de:
· Comunicação eficaz e agradável entre os envolvidos;
· Equipe eficiente, demonstrando certas habilidades;
· Alto nível de criatividade;
· Habilidade com assuntos mais difíceis.
A equipe passa por um ciclo de vida e passa por alguns estágios:
1. Inicialmente a equipe não está desenvolvida;
2. Em seguida a equipe está “experimentando”;
3. Após a equipe está madura;
4. E finalmente a equipe está “chegando ao fim”.
A empresa pode ser definida como PERFORM, onde:
P rodutividade
E mpatia
R egras e objetivos
F lexibilidade
O bjetividade
R econhecimento
M oral
Mediante as informações vale lembrar que existem vantagens e desvantagens quando se trabalha em equipe.
Vantagens:
· Liberta a criatividade e a energia;
· Satisfaz a necessidade de pertencermos a algo;
· Aprimora a eficiência, através da cooperação;
· A falta de opção, algumas vezes exige o trabalho em equipe. Ex.: Peça de teatro.
Desvantagens:
· Gastos excessivos com integração;
· Pessoas constrangidas;
· Disputas entre os integrantes da equipe.
É possível ainda destacar alguns problemas dentre as desvantagens citadas:
Problema 1:
- Reuniões: algumas não fluem como deveriam (são chatas, ultrapassam o tempo, geram problemas pessoais)
- Solução: Estabelecer tempo e cumpri-los, circular as atas após 2 dia da reunião, estabelecer pontos claros de ação
Problema 2:
- Disputas: Lideres e membros mais participativos tendem a colocar a culpa nos outros.
- Solução: Certificar sobre os culpados, divulgar e comemorar resultados, revisar o andamento das ações.
Problema 3:
- Rivalidade: Pode ser competitiva quando a competitividade é sadia, visando lucro à empresa, porém normalmente uma equipe prejudica a outra, passando informações falsas, não ajudando nos problemas comuns.
- Solução: criar eventos que possam unir as equipes, como eventos sociais, treinamento misturando as equipes.
Reavendo os problemas relatados pelo autor, foi esclarecido que existe ainda o conflito, confronto de personalidade, comunicações destrutivas, pensamento de grupo, nostalgia da equipe. Esses fatores trazem uma gama enorme de prejuízos para os membros das equipes.
Foi enfatizada a indispensabilidade em observar as funções individuais dentro da equipe, e a necessidade de explorar as diferenças entre seus membros, entre a variedade de contribuição que cada um pode agregar, e como os diferentes estilos podem se justapor e ser mais que a soma das partes.
Todavia nem sempre é possível controlar o comportamento das pessoas. E com isso, o autor nos revela algumas dicas para que a equipe alcance o sucesso:
Brainstorming – criação do maior número de idéias o mais rapidamente possível, pois desenvolve a união do grupo, integrando funcionários, partindo do principio de que idéias chamam novas idéias a criatividade flui.
· Todas as idéias devem ser registradas, não havendo idéia ruim e tampouco censura;
· Não há julgamento das idéias.
Processo Estruturado para resolução de problema / Tomada de decisão
1° Definição do problema
2° Apresentação da base
3° Criação de idéias
4° Agrupamento das idéias
5° Escolha das idéias
6° Compromisso de verificação dos pós e contra
Plano de Ação
· Ninguém pode ser requisitado para uma ação a menos que concorde em assumi-la;
· As ações devem ser descritas em terminologia precisa e universalmente compreendidas;
· A equipe deve concordar que cada ação vale a pena ser executada.
Plano de Desempenho Eficiente – P.D.E.
· O que fizemos apresentou resultado positivo?
· O que fizemos apresentou resultado negativo?
· O que devemos, então, fazer da próxima vez?
Flipcharts e Murais – espaço físico que exibe informações dos membros da equipe, como resultados alcançados, assuntos diversos, discussões, funcionário do mês, etc.
Conclui-se que o trabalho em equipe pode ser visto como uma estratégia instituída pelo homem, com o intuito de proporcionar melhoria contínua e a satisfação do colaborador, porém somente se a equipe possuir um objetivo comum irá alcançar as metas almejadas.
Entende-se que as diferenças básicas entre equipe e grupo, é que a primeira defende um objetivo comum e é primordial o esforço mútuo, já o grupo, são pessoas que convivem e compartilham um mesmo ambiente, a competição é visível e existe um técnico..
Destacam-se como principais vantagens: incentivo a criatividade, satisfação em pertencer a uma equipe, cooperação entre envolvidos, e como desvantagens: gastos excessivos, constrangimento e disputa.
Nas novas condições mercadológicas atuais, pessoas que não estejam preparadas para interagir com outras empresas que não aproveitem o potencial de equipes não têm grande chance de sucesso.
O velho ditado que diz que "duas cabeças pensam melhor do que uma", é mote nas empresas de hoje, e para que estes pensamentos gerem resultados produtivos, a gestão de recursos humanos sobre o trabalho em equipe é essencial, sendo um dos pilares de sucesso das organizações vencedoras de hoje.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
HARDINGHAM, A. Trabalho em equipe. São Paulo, Ed. Nobel, 2002. 61 p.