Além da escuridão

Agraciada com muitos dos principais prêmios da literatura inglesa, Hilary Mantel intima os vivos e os mortos numa das melhores histórias de fantasma dos últimos anos, que segundo Philip Pulman é de uma autenticidade única por abordar a proximidade do mundo dos espíritos ao nosso de uma forma bem perturbadora.

Além da escuridão (Beyond black, tradução de Maria D. Alexandre, Bertrand Brasil, 420 páginas, R$ 45,00), nos conta a história de Alison Hart e sua assistente Colette. As duas viajam pelos subúrbios de Londres e cidadezinhas ao longo da principal perimetral inglesa, fazendo a ponte entre os vivos e mortos, transmitindo mensagens de ancestrais do além numa espécie de sessão-show que passa por um momento próspero.

Alison, é uma mulher obesa mórbida “(...) que parecia encher uma sala. De tamanho descomunal, com ombros roliços, panturrilhas rechonchudas, (...) macia como uma eduardiana, opulenta como uma corista(...)“. Ela herdou um dom especial, o da mediunidade. E seu negócio mediúnico prospera, confortando e consolando os esquecidos, os marginalizados, aqueles que ficaram para trás, pelo tempo implacável, pelas doenças, pela solidão, pela falta de expectativas, todos aqueles que obscurecidos pelo destino de sua vida têm a energia vital tão frágil que mal podem ser contados entre os vivos. Como uma espécie de terapeuta, santa e fraude Alison vive uma vida confortável como profissional do ramo, frequenta feiras e convenções, tem amigos e colegas. Entretanto, por trás disso tudo, é uma pessoa destroçada pelos traumas externos que sofrera na infância e que vamos descobrindo ao longo das páginas. Além disso, há a dor, pois canalizar os espíritos a faz ficar doente, há o obscuro e o desespero, pois o lugar além da escuridão contém terrores que precisa ocultar de seus clientes e sua vida é assombrada pelo espírito dos homens de seu passado e até mesmo demônios. Eles se infiltram onde está, em sua casa, em seu corpo, na alma de Alison e, quanto mais tenta se livrar deles, mais fortes e desagradáveis eles se tornam...

Na companhia de Colette, uma mulher cética, recém-divorciada, que conheceu numa sessão e Morris, seu guia espiritual, um inconseqüente espírito, vulgar e perverso que exala um cheiro de esgoto quando está por perto, irão apresentar aos leitores um mundo assombrado por problemas tão comuns como hipotecas ou dívidas, quanto a mortos, outros ainda não mortos, alguns vivos, fingindo estarem mortos, que coabitam com os vivos os seus problemas.

Mantel faz do inacreditável crível, construindo uma narrativa que nos leva para um caminho etéreo entre o céu e o inferno, entre o sono e a vigília, para aqueles momentos que mal sabemos quem somos ou o porquê estamos ali. Um universo alternativo que nos convence pelo modo que a autora descreve o que ocorre em volta a suas personagens. Quase que alegórica, a autora mostra as misérias da classe baixa e média-baixa da Inglaterra atual, usando como ferramenta o além-mundo. A narrativa é construída com diálogos cotidianos, nos quais é abordado a dificuldade de verbalização e de comunicação entre as pessoas, assim como a violência verbal, a agressividade e o disputa de poder. Usando os recursos habituais da literatura fantástica, de terror e de mistério, a autora premiada com o Yorkshire Post Book Award e finalista do Orange Prize e do Commonwealth Writers Prize, prova que os resíduos da morte estão sempre ao nosso redor e, como grandes feridas, podem andar ao nosso lado por toda vida.

Com comentários entusiasmados do Times Literary Supplement, do Observer, do Times e de outras publicações prestigiosas, Além da escuridão é de um humor negro terrível, mesmo assustador em alguns momentos, mas irônico como nas melhores comédias inglesas. Sem dúvida, um bom romance, sólido e sórdido, que apesar dos fantasmas, aborda uma imagem do mundo real, apodrecido com os próprios humanos que o habitam e que não oferecem esperança alguma.

Escatologia e realidade misturadas numa ousada e original narrativa. Òtima leitura.

SERVIÇO

Além da Escuridão

(Beyond Black)

Hilary Mantel

Tradução de Maria D. Alexandre

Bertrand Brasil

420 páginas

Preço: R$ 45,00

ISBN: 9788528614183

Cadorno Teles
Enviado por Cadorno Teles em 09/08/2010
Código do texto: T2427813
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.