Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

O livro “ Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” foi publicado em 1937 pelo escritor americano Dale Carnegie, palestrante especialista em relacionamento de pessoas. É considerado um livro “ultrapassado” não só na sua parte gráfica, mas também em seus textos que usam um linguajar da época, como também traz referências a empresas e pessoas que eram importantes nesse período. Mas para o leitor, isso não reduz a obra, pois a mesma traz em seu conteúdo aplicações completamente atuais.

A maior parte das sugestões de Carnegie são óbvias. No entanto, é neste mesmo óbvio que pecamos. Passando por tudo o que o autor recomenda, certamente você verá que não pratica vários princípios de relacionamento pessoal.

Importante também é não somente entender os conceitos, mas usá-los em seu dia a dia. Cada ponto tem uma aplicação específica direta em todos os seus relacionamentos pessoais, sócio-culturais e profissionais, e a prática destes, lhes trará facilidade no relacionamento com as pessoas, bem como, lhe possibilitará novas oportunidades.

Neste livro, o autor preocupa-se em preencher uma necessidade humana que é aprender a falar com eficácia e preparar-se para dirigir-se à outras pessoas. Ele definiu este clássico em quatro partes, sendo que cada parte é contida de vários princípios.

A primeira parte, “ Técnicas fundamentais para tratar com as pessoas” é baseada em três princípios destacados com as seguintes orientações:

- No tratar com as pessoas, preocupar-se em não criticar;

- Não condenar e não se queixar;

- Fazer elogios honestos e sinceros, despertando na outra pessoa um ardente desejo.

A segunda parte propõe ao leitor, “ Seis maneiras de fazer as pessoas gostarem de você”, que é composta por seis princípios que o desperta ao interesse sincero pelas outras pessoas:

- Sorria, o sorriso não pode ser comprado, mendigado, emprestado ou roubado, não é artigo de valor para ninguém senão quando dado naturalmente;

- Lembre-se de que o nome de uma pessoa é para ela o som mais doce e mais importante que existe em qualquer idioma;

- Seja um bom ouvinte;

- Incentive os outros a falarem sobre eles mesmos;

- Fale sobre assuntos que interessem à outras pessoas;

- Faça a outra pessoa se sentir importante, mas faça-o sinceramente.

A terceira parte trata do tema “Como conquistar as pessoas para o seu modo de pensar? “, composta por doze princípios:

- O melhor meio de vencer uma discussão é evita-la;

- Respeitar a opinião alheia;

- Nunca dizer “Você está Errado”;

- Se errar, reconheça seu erro imediatamente;

- Comece uma discussão sempre de um modo amigável;

- Consiga que a outra pessoa diga “sim” imediatamente;

- Deixe a outra pessoa falar durante a maior parte da conversa;

- Deixe a outra pessoa pensar que a idéia é dela;

- Procure ver as coisas pelo ponto de vista alheio;

- Mostre-se simpático às idéias e desejos alheios;

- Apele para os mais nobres motivos;

- Dramatize suas idéias e lance um desafio.

Por fim, na quarta e última parte, o autor trata de “ Ser um líder: Como modificar as pessoas sem às ofender ou provocar ressentimentos. É composta por nove princípios:

- Comece sempre com um elogio e uma apreciação sincera;

- Chame a atenção indiretamente sobre os erros alheios;

- Fale dos seus próprios erros antes de criticar os das outras pessoas;

- Faça perguntas no lugar de dar ordens;

- Nunca envergonhe as outras pessoas;

- Elogie o menor progresso e cada novo progresso;

- Atribua à outra pessoa uma boa reputação para que ela se interesse em mantê-la;

- Incentive a outra pessoa, faça com que os erros sejam fáceis de serem corrigidos;

- Faça a outra pessoa se sentir satisfeita, fazendo o que você sugerir.

Portanto, podemos dizer que não há nada de novo neste livro, apenas um direcionamento àqueles que necessitam de habilidades para serem dirigentes, empregadores, profissionais que precisam falar em publico, e gestores que se utilizam destes princípíos, para melhor se relacionarem com a sociedade.

Mas, salientamos que este livro vale para tudo. Para o lado profissional, familiar ou amoroso de nossa vida. Afinal de contas, lidamos constantemente com pessoas em todos esses aspectos do nosso dia-a-dia. É ótimo para neutralizar a timidez, existente em muitas pessoas, que são tímidas por imaginarem que a vida é mais do que elas possam dar. Um pouco de boa informação sobre como as pessoas funcionam, pode ser um ótimo começo para se largar a timidez, embora seja importante observar que a timidez tende a sumir com o transcorrer dos anos.

O que faz esta obra ser significativamente convincente, são os seus infinitos exemplos de experiências vividas ou observadas pelo autor, muitas das quais certamente similares às muitas vivências que nós mesmos vamos “colecionando” ao longo da vida. Afinal, pessoas são pessoas. As particularidades de cada um, faz com que não haja ninguém igual no mundo, no entanto, certos padrões psicológicos e comportamentais, tendem a repetir-se naqueles que nos rodeiam.

Considerada em todo mundo como um legítimo manual de relações humanas, completamente desprovido de visões metafísicas, esta obra complementa os conceitos individuais e alarga as realizações coletivas de uma sociedade.