Mulheres na Sala de Aula

Mulheres na sala de aula

LOURO, G. L.Mulheres na sala de aula. IN: Mary Del Priori ( org. );Carla Bassanezi. história das Mulheres no Brasil .6ª ed.- São Paulo: contexto, 2002.p.441 – 481.

Num texto simples e de relatos impressionantes sobre a forma absurda de educação no nosso país a autora nos prende do início ao fim com argumentos que nos remetem ao passado fazendo-nos entender e valorizar todo o caminho percorrido pelas mulheres até aqui.

A autora faz um estudo da educação feminina no Brasil com a intenção de transmitir ao leitor os conhecimentos a cerca das dificuldades e conflitos que as mulheres passaram ( e passam) para obterem seu local de trabalho reconhecido socialmente. Retrata a educação no Brasil no século XIX, as condições de submetimento a que viviam as mulheres em nosso país.

A maneira em que aborda os fatos ,mostra a metamorfose pela qual a educação de nossas crianças passou no decorrer do século, salientando as contradições passadas pelo magistério, ora enaltecido , ora humilhado. Relata a visão machista dos profissionais que tomavam as decisões políticas e que por sua vez decidiam que as mulheres eram responsáveis pelas tarefas do cotidiano e aos homens a responsabilidade de decidirem os fatos importantes centralizando o poder da escola. Deixando claro as opções da mulher, entre ser mãe (centrada nos afazeres domésticos) ou professora, levando uma vida solitária e cheia de restrições. Salientando as diferenças na educação feminina e masculina, sobretudo a formação de cada um, sem ter um contato direto.

Quando há uma mudança de visão no campo educacional, o magistério entre as mulheres passa a ser visto como uma porta aberta para o casamento ,pois era nos centros educacionais que se faziam a busca pela esposa ideal .

Algum tempo depois a nova profissão feminina passa a ter um reconhecimento nacional, porém ainda perseguido pela discriminação, pois a elas, as professoras, eram vedadas o poder de decisão. Com o passar do tempo e com muita luta, ocorrem grandes mudanças, muitas mulheres se tornam militantes de partidos políticos, líderes sindicais e passam a aderir às greves, conquistando assim seus direitos. Junto a esse momento a atividade docente passa a ser vista como uma profissão digna como qualquer outra- para as mulheres- onde passará de visão de acuidade para traçar uma guerra por seus direitos.

Assim essa obra fala da trajetória das mulheres rumo a sala de aula podendo ser visto todo o contexto democrático ao qual foi passado para ter a atual visão de professora.

É um texto de fácil compreensão, não precisando de muito conhecimento para seu entendimento. A autora induz o leitor a tirar suas próprias conclusões com base nos fatos apresentados.

Esta obra deixa para a educação brasileira, uma grande contribuição, visto que a autora fixa um marco através de seus relatos e a exposição à critica da realidade . através do uso de verdadeiras idéias traz a tona conhecimentos inovadores ao leitor aumentando em muito seu potencial crítico.

Guacina Lopes Louro é professora titular aposentada da UFRGS e professora colaboradora volúntária do programa de pós graduação em educação da UFRGS, onde atua na linha de pesquisa “Educação e Relações de gênero. Licenciada em História pela UFRGS, é mestra em educação pela mesma instituição e doutora em educação pela UNICAMP

Juciara Maria Teles Brito- graduanda do curso de pedagogia pela FACE

Juciara Brito
Enviado por Juciara Brito em 31/08/2010
Código do texto: T2469920
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