A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR E A DEUS O QUE É DE DEUS.

- LUCAS 20:19 a 26 =>

19 Os mestres da Lei e os chefes dos sacerdotes sabiam que era contra eles que Jesus havia contado essa parábola e queriam prendê-lo ali mesmo, porém tinham medo do povo.

20 Então começaram a vigiar Jesus. Pagaram alguns homens para fazerem perguntas a ele. Eles deviam fingir que eram sinceros e procurar conseguir alguma prova contra Jesus. Assim os mestres da Lei e os chefes dos sacerdotes teriam uma desculpa para prendê-lo.

21 Esses homens perguntaram: Mestre sabemos que aquilo que o senhor diz e ensina é certo. Sabemos também que o senhor não julga pela aparência e ensina a verdade sobre a maneira de viver que Deus exige.

22 Diga: é ou não é contra a nossa Lei pagar impostos ao Imperador romano?

23 Mas Jesus percebeu a má intenção deles e disse:

24 Tragam aqui uma moeda. De quem são o nome e a cara que estão gravados nela? São do Imperador! Responderam eles.

25 Então Jesus disse: Dêem ao Imperador o que é do Imperador e dêem a Deus o que é de Deus.

26 Eles não puderam conseguir nenhuma prova contra Jesus diante do povo. Por isso ficaram calados, admirados com a resposta dele.

========================================

O texto acima se passou após a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Os escribas e sacerdotes, provavelmente enciumados com a popularidade de Jesus, queriam arrumar motivo para matá-lo.

Jesus estava dizendo que todos deveriam se sujeitar aos seus senhores, homens, mas não deveriam se esquecer que Deus é Senhor não só deles como também dos tais senhores. O apóstolo Pedro comenta isto em 1Pedro 2:13.

César era o título do imperador romano, dono das terras e também de tudo e todos os que nela habitavam, isto é, havia se apoderado à força e subjugado tudo e todos a si próprio. Naquele momento Jesus alertou aos homens que não agissem como César, pois ele se apoderou do que não era dele, derramando sangue inocente e destruindo cidades. Adquiriu poder, fama, dinheiro, prazer, bens materiais, etc. Mas na verdade nada pertencia a ele, era tudo mentira e falsidade. Ele era sim, o opressor do povo.

Agindo assim César assemelhou-se a alguém num passado distante: Satanás. O próprio Jesus ensina que ele veio para roubar, matar e destruir e é o pai da mentira (João 10:10 e 8:44). Um lado da moeda é para aqueles que buscam estas coisas. O que é peculiar a pessoas como César devemos deixar com eles porque senão sofreremos suas crueldades. (1João 2:15 a 17).

Por outro lado, Jesus disse para darmos a Deus o que é de Deus. Na verdade todas as coisas são de Deus (Salmo 24:1), então temos que dar a Ele a glória que Lhe é devida. Isto significa que devemos tratar a Deus como nosso verdadeiro Senhor, com respeito, amor, devoção e tudo mais com que se deve tratar um ser que tem poder pleno sobre nossa vida e pode fazer perecer tanto o nosso corpo como a nossa alma (Mateus 10:28), e que também é Senhor de tudo e de todos, até daquele que se dizem senhor sobre a terra.

Jesus nos ensinou ali que existem duas situações opostas: vivermos apegados às coisas do mundo (César) ou às de Deus. Devemos escolher que será nosso senhor: César ou Deus. Não podemos esquecer o que Jesus já havia ensinado antes: não se pode servir a dois senhores (Lucas 16:13).

A moeda é representativa de valor material. Com ela podemos adquirir coisas que desejamos e que nos dá prazer para o corpo. Deus quer que tenhamos bons sentimentos, ou seja, importa o que somos e não o que temos.

O que desejamos afinal:

1. As coisas do mundo ou as de Deus?

2. Os possíveis prazeres de uma vida curta e passageira ou a abnegação e altruísmo do evangelho de Cristo?

3. Ter ou ser?

4. Morte ou Vida eterna?

Esta decisão fica por nossa conta.